Skip to main content
Universidades Internacionais

É hora de dizer ‘goodbye’

* Por Pedro Henrique Navarro

Cerimônia de entrega dos certificados de participação no programa iLED

Cerimônia de entrega dos certificados de participação no programa iLED

Não sei se passou rápido demais ou se demorou, mas aqui está meu último post no blog. Infelizmente, chegou a hora de dizer goodbye para a universidade, hahaha. Ainda lembro exatamente do primeiro dia em Notre Dame. Acho que já estava me acostumando a viver aqui…

Bem, antes da despedida, quero contar as coisas legais que fizemos no fim do programa de verão. Primeiro tivemos as aulas de Arquitetura. Fizemos um tour pela biblioteca do college, que guarda obras antiquíssimas, como um livro de aproximadamente 500 anos escrito por Vitruvius, um arquiteto romano (esse nome soa familiar? Talvez em um desenho de Leonardo da Vinci, hahaha). Vimos sobre os tipos de casas específicas para determinado tipo de clima, o que é bem interessante, pois o tema era relacionado ao uso de ar condicionado, o que mostra que não é preciso gastar fortunas com esse tipo de ventilação – além de economizar energia.

O mais interessante mesmo na parte de arquitetura foi nosso passeio a Chicago, terra do famoso time de basquete Chicago Bulls, onde Michael Jordan jogou, e onde viveu o famoso gângster Al Capone! A cidade é incrível. É bem como nos filmes, hahaha. Visitamos uma empresa de arquitetura onde vimos projetos de vários prédios ao redor do mundo, e passamos por algumas construções famosas.

Nesses últimos dias ainda fomos a Warren Dunes, uma praia e parque estadual de Michigan, banhado pelo Lago Michigan. A praia é muito bonita, com toda a natureza em volta. A vista de cima da duna é incrível. O mais divertido é subi-la (MUITO cansativo!), e depois descer correndo (a propósito, é impossível frear enquanto corre, então torça para não pisar de mau jeito, cair e começar a rolar, hahaha).

Bem, são tantas coisas legais que fizemos nesse programa que é difícil colocar tudo aqui. Daria um post gigantesco! Mas tudo que é bom dura pouco, hahaha, e o programa já acabou. Esse clima de despedida é meio estranho. Fizemos bons amigos aqui, com os quais aprendemos muitas coisas e nos divertimos. Enquanto fico triste pelo fim da viagem, fico feliz em lembrar da minha família me esperando.

Gosto muito daqui, mas ainda sinto saudade de algumas coisas do Brasil. Muito mais do que apenas treinar o inglês, essa viagem trouxe experiências importantes para o futuro.

Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram a chegar até aqui. Valeu ND! Espero que outras pessoas busquem ter essa mesma experiência. E quem sabe no ano que vem eu consiga ir para outra universidade, hahaha.

See you!

One Comment

  • Hamilton de Lima Navarro disse:

    Valeu filho.Tenho certeza que foi uma grande experiência de vida para você. Espero que um dia vc volte lá de novo, mas desta vez para fazer a universidade que você tanto sonha. Tenha fé e pense positivo, pois tenho certeza que isso um dia vai acontecer. Parabéns. Te amo! Papai.

Deixar comentário