Skip to main content
Universidades Internacionais

O ‘Wall-E’ de Notre Dame

* Por Pedro Henrique Navarro

Universidade de Notre DameE aí, ismartanos, tudo bem? Mais uma vez venho contar como vão as coisas aqui na Universidade de Notre Dame. Já estamos quase no final do programa, mas as atividades não param!

Nesses últimos dias fizemos coisas MUITO legais (como sempre!). Tivemos mais uma aula na área de Arts & Letters (a primeira foi sobre atuação e Shakespeare), mas dessa vez vimos algo sobre eleições americanas, o que foi bem interessante. Analisando antigas propagandas políticas (com aqueles jingles que nunca mais vão sair da sua cabeça), aprendemos sobre as personalidades dos políticos e sua imagem para as pessoas (como John Kennedy, que era o “queridinho” do pessoal, hahaha).

E FINALMENTE as aulas que eu mais esperava chegaram: Engenharia! Primeiro vimos alguns conceitos sobre energia e potência, e então tivemos uma aula sobre robôs com pernas, em que falamos sobre energia potencial e cinética presentes em nosso andar e comparações entre o caminhar de humanos e robôs.

Nas aulas seguintes é que veio a parte mais legal do curso: a prática! Primeiro fizemos o projeto de uma ponte utilizando peças de montar, para testarmos a deflexão da ponte e calcularmos o preço dela através dos custos de cada peça utilizada.

Aula de Engenharia na Universidade de Notre Dame

Depois construímos e programamos algo muito interessante: um robô! O robô foi feito de peças de Lego, e depois programado com um software específico para comandos. O robô parecia um Wall-E 2.0, hahaha.

Aula de Engenharia

Robô construído com Lego e programado com o software LabVIEW, com comandos para movimentos e reações ao ambiente (detectados por sensores acoplados ao corpo do robô)

Assistimos também a uma demonstração no DVT (Digital Visualization Theater) – uma espécie de cinema, em que a tela ocupa TODO o teto em forma de domo. A apresentação foi sobre o universo, mostrando outras galáxias e o quão pequenos somos em um lugar tão gigantesco. Ah! E também viajamos na VELOCIDADE DA LUZ! (não é tão emocionante assim quando se percorre sistemas e galáxias pelo espaço, hahaha).

Nos divertimos muito aqui nas horas livres praticando esportes (tipo futebol americano, que eu nunca tinha jogado) com o pessoal. Esse lugar é simplesmente incrível! Cada dia uma experiência nova, como ontem, em que tivemos até aula de dança (hip hop).

Bem, isso foi o que aconteceu nesses últimos dias. Espero que tenham gostado do post. Até mais!

One Comment

  • ANA PAULA CARDOSO NAVARRO disse:

    Parabéns!! Valeu todo o esforço. Muito bom todo o aprendizado que tivemos com você por meio do post.
    Beijosss

Deixar comentário