Skip to main content

Indianara Dias de Oliveira, de 24 anos, sempre se esforçou para tirar boas notas. Mas, moradora de uma comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro, não podia fazer tantos planos quanto gostaria. “Meu futuro era meio nebuloso”, diz.

O jogo virou quando, aos 13 anos, entrou para o Ismart. Passou a frequentar, junto com o Stella Maris, colégio da zona sul onde já era bolsista, um curso preparatório para escolas públicas de elite. “Pegava ônibus às 5h30. Muitas vezes era a única passageira.”

Hoje Indianara conta os percalços com bom humor. E tem motivos: está no último ano de Administração na UFRJ, faz estágio na Vale e ajudou a mãe a comprar a casa própria.

Ela é a primeira da família no ensino superior e vê-se motivada a inspirar os mais novos. Sair da comunidade também foi um marco. Depois da morte do pai, a jovem propôs à mãe que procurassem outro lugar para viver. “Abrimos um restaurante: minha mãe cozinhava, eu e meus irmãos ajudávamos”, diz. Após quase dois anos, compraram apartamento em um bairro próximo.

A escolha da profissão começou a se desenhar no ensino médio, que fez junto com o técnico em administração. Entrou na universidade e há dois anos é estagiária da Vale. Depois de se formar, Indianara pretende ingressar em um programa de trainee e se aprimorar. “Quero me tornar líder, ser respeitada no mercado e ter impacto positivo na sociedade.”

VEJA MAIS: Histórias de Sucesso