Skip to main content

Às 21h do dia 12 de dezembro, o estudante Gustavo Torres recebeu o e-mail mais importante da sua vida. Era uma mensagem da Universidade Stanford, dos Estados Unidos, comunicando que ele havia sido aceito para a turma de graduandos 2015-2018. Um desafio para o qual Gustavo se preparou com afinco.

Desde que entrou para o Ismart, pelo Projeto Alicerce, Gustavo aproveitou todas as oportunidades oferecidas pelo instituto. Mas também, por conta própria, correu atrás dos planos de estudar fora e influenciar outros jovens. Venceu olimpíadas acadêmicas, fez intercâmbio na Universidade Yale (EUA), criou um projeto social e se tornou blogueiro do portal UOL. “Saí da zona de conforto”, diz.

Aluno do Colégio Santo Américo, Gustavo participou em 2013 de um curso de três semanas em Yale. Voltou querendo tirar ideias do papel. Ao lado do colega do Ismart João Araújo, ele criou o Descobrindo o Sonho Jovem, projeto para ajudar adolescentes a construir projetos de vida. A iniciativa foi levada a escolas públicas.

As férias de dezembro de 2013 também não foram de descanso. “Não queria ficar parado e fui procurar um estágio”, conta, rindo. A vaga surgiu na construtora Odebrecht. Lá, aprendeu como uma grande empresa funciona e sobre o mercado da engenharia civil.

VEJA MAIS: Histórias de Sucesso

O maior sonho de Gustavo é estudar Engenharia no exterior. Além de Stanford, ele aplicou para outras 10 universidades americanas, que ainda não divulgaram suas listas de aprovados.

Ele falou de sua preparação no blog ‘Prepare-se para o vestibular’. No espaço, o estudante também estimula outros jovens a refletir sobre protagonismo e a busca de oportunidades de excelência. Sem modéstia, admite: “Falo do que pode ser interessante para quem, como eu, quer mudar o mundo.”

A aprovação de Gustavo em Stanford foi destaque em diversos veículos de imprensa de alcance nacional, como redes de TV (Record, Globo, Bandeirantes, SBT e TV Brasil), portais (G1, R7 e Catraca Livre) e a Rádio CBN.

* Originalmente publicado em 10/12/14; editado em 30/12/14