Skip to main content
Universidades Internacionais

Voo turbulento para o lindo câmpus de Yale

* Por Lucas Nicascio

Hello, everyone!

Lucas_Nicascio_YaleConstruir pequenas montanhas russas para estudar física, otimizar um carrinho para um melhor aproveitamento da energia solar, estudar a matemática através da arte… Essas são algumas atividades dos cursos que estou fazendo em Yale.

Meu nome é Lucas Nicascio dos Santos e estou cursando o 3º ano do ensino médio no Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo. Estou agora na Universidade Yale, nos Estados Unidos, participando de um programa de verão. É difícil descrever o quão interessante e enriquecedora está sendo essa experiência, começando pela viagem de avião até Nova York (eu nunca tinha entrado em um avião antes).

O voo foi cansativo e teve muita turbulência, mas foi inesquecível. Já no aeroporto de Nova York encontrei outros brasileiros que estavam em outro voo, além dos que vieram no mesmo que eu. Fomos então juntos para a universidade, que fica a mais ou menos duas horas de onde estávamos.

Chovia um pouco quando cheguei, mas de qualquer forma ainda pude fazer um tour pelo câmpus – eleito pela revista Forbes como um dos mais bonitos do mundo.

Um fato que eu achei muito interessante aqui é o quão simpáticas são as pessoas. Mesmo que não nos conheçamos, é muito comum elas sorrirem ou acenarem. E quando estamos no refeitório (que parece muito com o de Hogwarts, de Harry Potter) é comum o pessoal se misturar com outros grupos para fazer novas amizades.

O refeitório de Yale é bem parecido com o de Hogwarts.

O refeitório de Yale é bem parecido com o de Hogwarts.

Programação em Yale

Programação em Yale

As aulas que tive até agora foram muito interessantes e possuem uma metodologia comum: na primeira aula é feito um brainstorming a respeito do tema do curso, discussão das aplicações no cotidiano e, mais do que ensinar um assunto, aqui o estudante é conduzido a tirar suas próprias conclusões. Também é realizada uma dinâmica para que os alunos possam conhecer uns aos outros e todas as atividades são feitas em grupo, sendo que ao fim da aula há uma pequena discussão a respeito do que aconteceu.

No programa de verão, a partir das 17h, temos várias atividades no pátio do Old Campus além de um evento diferente a cada noite, como show de street dance, duelo de música, noite de carnaval… Bom, são muitas coisas para explorar aqui. Está sendo uma experiência incrível e cada vez mais construtiva para mim também por conta da convivência com pessoas de diferentes partes do mundo.

Me despeço aqui. Em breve postarei mais sobre o programa no blog!

Até o próximo post!

2 Comments

Deixar comentário