Skip to main content

Os universitários Gustavo Torres e João Araújo apresentaram o projeto social Descobrindo o Sonho Jovem (DSJ), criado por eles durante o ensino médio, em um evento na Rússia. Eles viajaram para Moscou, no fim de junho, a convite da organização do Fórum Civil dos Brics (grupo que reúne representantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Na foto, João (à esq.) e Gustavo no Fórum Civil dos Brics

Gustavo foi aprovado em cinco universidades americanas e, em agosto, começará a estudar Engenharia em Stanford, na Califórnia. João é aluno de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Os dois se conheceram no Colégio Santo Américo, onde ingressaram com a bolsa do Ismart via Projeto Alicerce.

Dia turístico: alunos em frente à Catedral de São Basílio

Dia turístico: alunos em frente à Catedral de São Basílio

Lançado em agosto de 2013, o DSJ visa a ajudar adolescentes a identificar seus sonhos e lutar por eles. A iniciativa foi levada a escolas públicas de bairros pobres e conta com o apoio de uma rede de psicólogos e educadores. Em novembro de 2014, a revista Veja São Paulo fez uma reportagem sobre o projeto para a seção “Paulistanos Nota Dez”.

Para acelerar o desenvolvimento do DSJ, Gustavo e João têm a mentoria de uma organização ligada a Muhammad Yunus – economista de Bangladesh que foi laureado em 2006 com o Prêmio Nobel da Paz por ter criado um sistema de microcrédito para empréstimos a pobres.

“O Fórum Civil dos Brics entrou em contato com essa organização do Yunus para procurar projetos sociais legais e chegaram até nós”, diz Gustavo. “Participamos de uma mesa que discutiu como o empreendedorismo social pode ajudar a diminuir as desigualdades do mundo.”

Segundo o estudante, que está participando do Programa de Desenvolvimento de Universitários do Ismart, a experiência em Moscou foi “incrível”. “Eu e João éramos os mais novos do fórum. Conhecemos gente de todo o mundo e aprendemos muita coisa nova. Foi sensacional.”