Skip to main content

O Ismart Online organizou em fevereiro um curso intensivo de introdução ao mandarim. Durante uma semana, os alunos tiveram aulas por videoconferência com o professor Jiao Yu, que estava na China. Ele é fundador do Sinology Institute.

Ao todo, 15 alunos de São Paulo (do Ismart Online e dos projetos presenciais do Ismart) participaram da atividade. Foram quatro aulas com duração de 1h30min cada. O professor mostrava os slides e os alunos acompanhavam pelo material de cada aula, previamente impresso. “Fiquei impressionada com a forma como essa dinâmica funcionou muito bem”, diz Beatriz Mantelato, coordenadora do projeto Ismart Online. “O professor interagiu muito com os alunos. Parecia que ele estava mesmo presente na sala.”

O conteúdo abordou desde os caracteres, palavras e os quatro tons do mandarim – a pronúncia é um ponto muito importante para o aprendizado da língua oficial da China.

Já na primeira aula os alunos aprenderam frases como: “Eu gosto de beber café” e “Eu gosto de comer hambúrguer”, entre outras. A partir das próximas aulas, o nível de complexidade dos conteúdos foi aumentando e, ao fim do curso, eles já conseguiam manter conversas com o conteúdo de uma entrevista de emprego.

Para a aluna Thais Nagura, bolsista do Ismart no Colégio Santo Américo, os quatro dias de curso foram “incríveis”. “O professor foi gentil e atencioso. Ele deu aulas muito envolventes e divertidas.”