Skip to main content
Blog

Ismart busca talentos da rede pública para 225 bolsas de estudos em escolas particulares de excelência de SP e do Rio de Janeiro

Estão abertas a partir desta segunda-feira, 11 de abril, as inscrições do processo seletivo do Ismart, que escolhe anualmente alunos da rede pública de ensino para bolsas de estudos em escolas particulares de excelência em São Paulo e no Rio de Janeiro. Podem se candidatar às vagas alunos matriculados no 7º ano e no 9º ano do ensino fundamental, com perfil de alto rendimento escolar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, até 15 de julho, na página www.ismart.org.br/processo-seletivo. Neste ano serão oferecidas até 225 bolsas integrais.

Para os alunos do 7º ano, o Ismart oferece o Projeto Alicerce, um cursinho preparatório para o ensino médio, com dois anos de duração, cujas aulas ocorrem no contraturno da escola pública. Já os estudantes do 9º ano aprovados no processo seletivo terão bolsa para cursar o ensino médio nas escolas particulares parceiras do Projeto Bolsa Talento.

Para participar do processo seletivo, o aluno deve vir de família com renda per capita de até dois salários mínimos (ou seja, renda de no máximo R$ 1.760,00 por pessoa). Ele precisa ainda ter idade adequada à série (no máximo 13 anos completos, se matriculado no 7º ano, e no máximo 15 anos completos, se matriculado no 9º ano). O último critério é o de não haver repetência no histórico escolar.

Os alunos selecionados recebem uma bolsa de estudos integral, que compreende uniforme e material didático e ajuda de custo para transporte e alimentação. Após concluírem o ensino médio, os estudantes poderão participar do Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior do Ismart e ganhar uma bolsa-auxílio.

Atualmente o instituto tem 775 bolsistas entre o 8º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. Eles estudam em 18 escolas diferentes nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Cotia, Sorocaba e Rio de Janeiro. Outros 333 bolsistas do Ismart já estão na universidade, matriculados em instituições de excelência do Brasil e dos Estados Unidos, como Harvard, Stanford e Dartmouth.

O processo seletivo tem cinco etapas: teste online, prova presencial, entrevista individual, visita domiciliar e dinâmica de grupo. A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato ou por um professor que deseje indicar seus alunos.

Os colégios parceiros do Projeto Alicerce são: Bandeirantes, Objetivo e Santo Américo (São Paulo); Objetivo e Poliedro (São José dos Campos); e pH e São Bento (Rio de Janeiro). Neste projeto, são oferecidas 55 vagas em São Paulo, 40 em São José dos Campos e 35 no Rio de Janeiro.

O aluno aprovado para o Projeto Bolsa Talento poderá cursar o ensino médio em uma das seguintes escolas em São Paulo (Arquidiocesano, Etapa, Lourenço Castanho, Móbile, Objetivo ou Poliedro), Cotia (Sidarta), Sorocaba (Uirapuru) e Rio de Janeiro (Pensi ou pH). Neste projeto, são oferecidas 40 vagas em São Paulo, 10 em Cotia, 10 em Sorocaba e 35 no Rio de Janeiro.

Criado em 1999, o Ismart (sigla para Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade.