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No curso preparatório do Projeto Alicerce, a metodologia de desenvolvimento de projetos está sendo utilizada para estimular competências socioemocionais como autonomia e pensamento crítico, além de habilidades de comunicação. Bolsistas de São Paulo participaram, por exemplo, de uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas, em que representaram diferentes países, com foco em defender a posição de cada nação sobre o tema Violação dos Direitos Humanos nas Periferias, escolhido pelos próprios alunos.

Na preparação para a atividade – parte do Clube de Simulações Ismart –, os alunos tiveram aulas especiais de geografia, geopolítica e história, ao longo de seis semanas. Os estudantes foram então divididos em delegações e pesquisaram mais profundamente o posicionamento dos seus respectivos países a respeito do tema.

Bolsista do Ismart no Colégio Santo Américo, Júlia Rodrigues, de 13 anos, falou em nome da Venezuela. “Quando estudamos e sabemos realmente do que estamos falando, defender uma ideia fica muito mais fácil”, diz. A aluna conta que o grande desafio foi argumentar a favor de um discurso com o qual não concorda. “Fiquei feliz de ter ficado com a Venezuela exatamente por isso. Minha visão sobre Direitos Humanos se expandiu nesse exercício.”

O projeto reuniu 49 alunos do Ismart nos colégios Objetivo e Santo Américo, do 8º e 9º anos do ensino fundamental, e deve ter novas edições.

Veja abaixo a galeria de fotos da atividade:

Clube de Simulações do Ismart em SP