Skip to main content

A formação dos alunos do Ismart Online também ocorre nos eventos presenciais realizados ao longo do ano no Rio de Janeiro, em São Paulo e São José dos Campos. Os encontros visam a criar vínculos e motivar os estudantes para a jornada online. Cada evento tem uma proposta diferente, mas todos trabalham a formação por meio de conteúdos e workshops. “É uma oportunidade para os alunos conhecerem seus colegas e interagirem com a equipe com a qual desenvolve projetos”, afirma Felipe Alves, coordenador do Ismart Online.

+ SAIBA MAIS: Ismart Online prepara para a redação do Enem

O terceiro evento do ano aconteceu entre setembro e outubro e teve uma série de atividades para desenvolver as habilidades de comunicação dos estudantes, tanto para a apresentação de trabalhos quanto para o dia a dia. Eles conheceram algumas ferramentas para superar a timidez, e falar com clareza e confiança. Eduardo Braga, de 15 anos, enumera as técnicas que aprendeu e pretende usar na apresentação de seu projeto em dezembro: “Treinar a voz antes de fazer a apresentação, usar métodos para não ficar com vergonha e conversar com algumas pessoas da plateia para conhecer o público.”

Apesar de não se considerar muito tímido, Eduardo diz que as oficinas o ajudaram a perder a vergonha. “Acima de tudo, é importante saber que você tem capacidade para fazer aquilo e que treinou bastante”, afirma o estudante, que adora todos os eventos promovidos pelo Ismart Online. “É uma oportunidade única de encontrar todo mundo, conversar sobre os projetos e sobre a plataforma.”

Além dos alunos, os encontros também têm outro público-alvo: os responsáveis. “A família é fundamental para o sucesso dos estudantes e procuramos trazer atividades para que os pais também possam trocar experiências”, diz Felipe, da equipe do Ismart Online. No último encontro, houve atividades para se discutir a relação entre sucesso e fracasso e boas práticas dentro de casa para contribuir com a formação das crianças.

Ismart Online - 3º encontro dos alunos de SP (2017)