Skip to main content

Certa vez, quando ainda estava na pré-escola, Michael Cerqueira disse para a mãe que, quando crescesse, gostaria de ser prefeito. Hoje, aos 23 anos, ele ainda se lembra da bronca que levou naquele dia – mas o gosto pela política, o desejo de trabalhar no governo e a vontade de encontrar soluções para as cidades nunca abandonaram o garoto.

Michael correu atrás do sonho e recentemente se formou em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, onde recebeu bolsa integral. Não quer mais trabalhar em cargos executivos, e sim ajudar, como técnico, a fazer administrações públicas melhores no país. Seu desejo é claro: mudar a vida das pessoas e, assim, retribuir as oportunidades que teve como bolsista do Ismart.

Michael ingressou no Ismart em 2009, pelo projeto Bolsa Talento. Antes disso, ele estudava na Escola Estadual Miguel Munhoz Filho – no Capão Redondo, bairro da periferia da zona sul de São Paulo – e pensava em cursar uma escola técnica no ensino médio. Tudo mudou quando Andreia Tulon, sua professora de matemática, apareceu com outra opção: tentar o processo seletivo do Ismart. Com mais dois colegas, Michael tinha aulas de reforço no contraturno e estudava em casa para as provas.

“Ele era o mais focado e perfeccionista”, diz a professora.

A preparação deu certo. Michael foi o primeiro aluno de Andreia aprovado no processo seletivo – depois dele, vários outros estudantes da Miguel Munhoz também entraram no Ismart.

Com a bolsa, Michael pôde cursar o ensino médio na Escola Lourenço Castanho. Lá, aproveitou todas as oportunidades que apareceram. Diz Andreia Tulon: “Ele teve uma formação fantástica. Absorveu o que encontrou de bom no caminho, aprendeu com a troca de experiências com pessoas diferentes e nunca perdeu a humildade”.

Michael, mais uma vez, comprovou seu talento no vestibular. Além da aprovação na FGV-SP, ele passou para Economia na Universidade de São Paulo (USP).

“Quando chegou aqui, Michael se destacou não só por ser um excelente aluno, mas por ter uma visão de mundo madura para a idade dele”, diz o coordenador do curso de Administração Pública, Fernando Abrucio, um dos cientistas políticos mais respeitados do Brasil. “Era alguém que já tinha capacidade de liderança, além de habilidades e competências socioemocionais muito fortes.”

Durante a faculdade, Michael se engajou em uma série atividades extracurriculares, expandiu sua rede de contatos, fez um intercâmbio em Londres e teve estágios importantes, como na Prefeitura de São Paulo. Desde setembro de 2015 ele trabalha no Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos que atrai, avalia e desenvolve profissionais interessados em atuar na gestão pública.

O bolsista do Ismart começou como líder da área de Relacionamento com Governos, mas no segundo semestre de 2017 deixou de lado o papel de articulador para colocar ainda mais a mão na massa. Michael assumiu uma posição na Prefeitura de Caruaru, em Pernambuco, onde cuidará da seleção de pessoal e ajudará a implementar um sistema de gerenciamento de recursos humanos mais robusto.

Os pais de Michael, nordestinos que emigraram para São Paulo em busca de melhores oportunidades, acharam o movimento do filho um pouco difícil de entender. Mas o administrador público está animado.

“Será um dos maiores desafios da minha vida. Ir para uma cidade distante, um lugar novo, onde vou aprender mais e, provavelmente, quebrar a cara. Mas gosto de pensar que meu trabalho pode causar um impacto na vida das pessoas.”

Michael Cerqueira é recém-formado em Administração Pública pela FGV-SP.