Skip to main content

O sonho grande de Jessica de Oliveira Moreira começou depois de uma Convenção de Pais e Alunos do Ismart e do depoimento de Larissa Maranhão, que contou sua história de superação até ser aceita em Harvard University. Nessa edição, Jessica participava do Projeto Alicerce, estava no nono ano e sabia que para realizar o seu sonho grande teria que vencer muitos desafios, a começar pelo idioma. “Naquela época, eu tinha muita dificuldade com o inglês. Mas, através da bolsa da Cultura Inglesa, pude estudar o idioma e me aperfeiçoar. Apesar da grande carga horária de estudos semanal e da distância entre a minha casa até a escola de inglês, sábado era sempre o melhor dia da semana, já que mesmo que eu tivesse que ficar duas horas em um ônibus para chegar até a Cultura, cada dia me apaixonava mais por inglês.”

Jéssica fez o ensino médio no Colégio Embraer (Projeto Bolsa Talento) e teve muitas oportunidades que até então não existiam, como participar de Simulações da ONU em português e inglês, e olimpíadas cientificas. No segundo ano do ensino médio, inspirada por debates sociais e pelo desejo de ajudar ao próximo a conquistar grandes oportunidades, criou o projeto Educa+SJC, no qual dava aulas preparatórias para vestibulinhos para alunos do 9° ano.

“Após os resultados, com alunos sendo aceitos em escolas como ETEC e Univap, me senti extremamente grata por ter tido a oportunidade de ajuda-los. Naquele ano, o Educa+SJC foi premiado como um dos 100 projetos na área de educação mais influentes e fui convidada para participar do Movimento Mapa Educação, que reuniu jovens do Brasil inteiro para discutir sobre o cenário atual da educação no nosso país.”

+ VEJA MAIS: Histórias de sucesso de alunos do Ismart

No final do ensino médio, Jéssica foi aceita em ótimas universidades brasileiras como Mackenzie e Unesp e recebeu uma bolsa parcial na Universidade de Denver. Mas ainda não era a realização do seu sonho grande. “Eu tive que tomar grandes decisões: ficar no Brasil ou optar por um gap year e tentar novamente uma bolsa em boas universidades americanas. Após muito refletir, optei pelo gap year, mesmo sabendo de todos os riscos que corria.”

Após um extenso processo seletivo, ela foi aceita para fazer um intercâmbio de 2 meses em Nova York e estudar inglês na The New School University. Uma parceria da Fundação CSN e Barnard College. E as conquistas não param por aí, de volta ao Brasil, e após viver uma experiência internacional, criou o Caindo Fora, projeto voltado para alunos do ISMART que também sonham em estudar fora.

“Assim, durante 2017, além de continuar com as aulas do Educa+SJC, o qual consegui expandir para mais bairros de São José dos Campos, também passei a dar aulas para outros alunos do ISMART que desejavam estudar no exterior. Pude compartilhar minhas experiências e informações sobre o application e posso dizer que foi extremamente gratificante! Também fui convidada estabelecer uma parceria com o Instituto Van Veen, instituto que ajuda jovens de todo o Brasil no processo de aplicação, a fim de ajudar outros jovens os quais estão passando pelo mesmo processo.”

Em 2018, Jessica de Oliveira Moreira realizou o seu sonho grande. Ela foi aprovada para estudar Economia e Educação no Barnard College, ligado à Universidade de Columbia, em Nova York.

“Sou muito grata a todas oportunidades que tive até hoje. Cada uma delas foram essenciais para que eu me tornasse quem sou hoje. Toda essa jornada não foi nada fácil. Foram muitos desafios, escolhas a serem tomadas e, é claro, muitas noites sem dormir estudando. Porém, olho hoje e vejo como tudo valeu a pena e como faria tudo da mesma maneira. Daqui a alguns meses parto para Nova York para estudar em Barnard– a faculdade de mulheres da tão prestigiada Columbia University. Espero continuar ajudando outros jovens a realizarem seus sonhos e mudarem suas realidades!”