Skip to main content

*Por Lucas Nardi:

Amazing. Se eu tivesse que resumir as minhas duas semanas em Harvard, essa é a palavra apropriada.

Bom, eu vou contar um pouco sobre Harvard e dar algumas dicas de como tornar sua experiência no exterior ainda melhor. Vamos lá?

Conhecer pessoas do mundo inteiro e sentir na pele o quão puxada pode ser a vida universitária é uma experiência inesquecível para alguém que se interessa pelos estudos. Durante minha estadia em Harvard, pude conhecer mais sobre a vida local e pessoas de outras nacionalidades: conheci um espanhol, um havaiano, um equatoriano, uma kosovar, uma japonesa, vários ingleses e, claro, vários norte-americanos. E todos nós com o mesmo objetivo, ralando para acompanhar nossos cursos intensivos.

Sobre o curso

Abstract Algebra é o terror. Vinte problemas diários, quando cada um pode chegar a demorar horas. É extremamente exaustivo e divertido. Um masoquismo intelectual. A melhor parte disso é que os problemas eram resolvidos em grupo, então podíamos discutir soluções e metodologias. Além do curso, tive muitas outras atividades que entraram na minha memória.

Visitei o MIT. Fui em uma College Fair. Assisti diversos gringos talentosos em um show de talentos.  Enfim, foi incrível!

But amazing does not mean perfect (“Mas incrível não significa perfeito”).

 

E é por isso que deixarei algumas dicas de como tornar sua experiência no exterior ainda melhor:

1. A não ser que você tenha algum contratempo, a primeira coisa que você deve fazer ao chegar no seu quarto é organizá-lo. Nunca caia na ideia de organizar o quarto “depois”, pois você pode esquecer e deixar os seus pertences bagunçados. Durante o meu programa de verão, cometi o erro de “deixar para depois” e dependendo da sua rotina, você não terá outra oportunidade para arrumar o seu quarto de maneira adequada, então arrume-o o mais cedo possível!

2. Caso você sinta que não está conseguindo se comunicar em inglês nos primeiros dias, não se preocupe. Talvez seja o simples fato de que é a sua primeira experiência no exterior e você não “aqueceu” o seu Speaking antes de chegar na universidade. Tente conversar bastante, e você verá sua fluência melhorando exponencialmente.

3. Dependendo do seu programa de verão, esteja preparado para enfrentar uma rotina nunca antes enfrentada. Talvez você tenha que sacrificar um dia de “viajar e socializar” para focar na lição de casa. Talvez você queira desistir de tão pesado que é o curso. Não desista! Vá para a universidade com um psicológico forte, e se proponha a superar todos os desafios. Já falei que Abstract Algebra é o cão?

4. Não importa o quão banal ou inapropriada você pense que é sua pergunta, pergunte. Eu entendo perfeitamente como é difícil superar a barreira de fazer perguntas que parecem ser óbvias para todo mundo. Porém quebrar essa barreira pode tornar sua experiência no campus menos estressante. Talvez você esteja com medo de perguntar algo que, por exemplo, alguém já te explicou anteriormente e você esqueceu/não entendeu; mesmo assim, pergunte. Não guarde suas dúvidas para si mesmo.

5. Dependendo da universidade em que você for, se prepare para uma comida “diferente”. Talvez você nunca tenha comido alguns dos pratos oferecidos nos restaurantes locais,então esteja pronto para experimentar coisas novas e que talvez não te agradem. A carne do Annenberg, que é um dos restaurantes da universidade, é péssima. Eles colocam tanto tempero que quase não dá para sentir o gosto da carne, que, por si só, também é estranho. Mas em compensação, eu comi o melhor sorvete da minha vida!

6. Durma bem todos os dias. Se você tiver que escolher entre sacrificar UM POUCO da sua lição de casa ou dormir bem, escolha a última opção. É matemática: sacrificando um pouco da sua tarefa resultará em pouca perda. Dormir mal pode resultar em perdas maiores a longo prazo. Logo, (Dormir bem > Dormir mal).

7. Se o seu adaptador de tomada não estiver funcionando, talvez o problema seja na tomada. Então tente o máximo de tomadas possível.

8Dica importante: encontre algo que te relaxe na rotina. Eu me sinto acabado durante a minha lição de casa e um banho com temperatura agradável sempre é uma opção. Talvez também funcione para você!

9. A dica mais importante. Sem ela, a sua experiência no campus não será completa. Além disso, essa dica poderá ser o que irá fazer você dizer para os seus pais “nossa, essa foi a melhor experiência da minha vida”. Essa dica é tão clichê que você provavelmente já sabe antes mesmo de terminar de ler esse texto. Divirta-se muito e aproveite ao máximo tudo que eles oferecerem!

 

2 Comments

  • Cláudia Campos disse:

    Olá, o programa do intercâmbio é oferecido pelo Ismart? Só os alunos bolsistas podem participar?

    • Ismart disse:

      Oi, Claudia, tudo bem? Sim, apenas os bolsistas do Ismart participam deste programa que é oferecido pelo Instituto. Estamos à disposição. Abraços

Deixar comentário