Skip to main content

Imagine passar as férias ao lado de pessoas com histórias completamente diferentes e de países que você nunca imaginou ir trabalhando para resolver problemas internacionais. Pois foi isso que Alexandre Lima, aluno de engenharia do Insper e bolsista do Ismart, viveu durante o mês de julho deste ano. Selecionado pelo Hansen Summer Institute, Alexandre teve a oportunidade de representar o Brasil – e a América Latina – em um dos mais prestigiados cursos de liderança dos Estados Unidos.

Por três semanas, ele e outros 30 jovens – americanos e de países em desenvolvimento – receberam treinamento em habilidades como negociação, mediação, empreendedorismo, comunicação e trabalho em equipe.

“Foi uma experiência transformadora. Tive contato com pessoas da Austrália ao Paquistão, foi muito rico para quebrar a visão que eu tinha de outros lugares. Fui exposto a vários pontos de vista e percebi que o cenário brasileiro não está tão crítico quanto a gente imagina”, conta.

O programa da Universidade de San Diego não é o primeiro de caráter internacional que Alexandre participa. Em 2016, ele foi selecionado para um curso de cinco semanas na Universidade de Harvard. Alexandre também passou duas semanas no Pará em um projeto do MIT voltado a pessoas inovadoras de todo o mundo.

“Foi uma experiência incrível, aprendi muito sobre os processos de inovação e consegui colocar ideias na prática.”

A experiência no Hansen Summer Institute também vai colaborar com os projetos que Alexandre está desenvolvendo atualmente. Recentemente ele fundou, ao lado de outros dois amigos, a rede Garatéa, que tem o objetivo de ajudar no atendimento de pessoas em locais de emergência médica, conectando a população e o poder público.

“Meu grande sonho é cada vez mais trabalhar com transformações dentro do país”, diz.