Skip to main content

Alunos com alto potencial acadêmico do 7º e do 9º ano do ensino fundamental podem se inscrever até julho.

O Ismart está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsas de estudos em colégios particulares de excelência de São Paulo e do Rio de Janeiro. A instituição busca alunos estudiosos e que apresentam alto potencial de aprendizagem, pois acredita que, com acesso a educação de qualidade, os bolsistas podem sonhar mais alto, cursar uma faculdade de elite e atingir o sucesso profissional.

Neste ano serão concedidas até 200 bolsas integrais. Podem participar do processo seletivo alunos matriculados no 7º ou no 9º ano do ensino fundamental. Os candidatos devem vir de famílias com renda per capita de até dois salários mínimos.

Além de pagar a mensalidade escolar, o Ismart fornece aos alunos, gratuitamente, material escolar, uniforme e ajuda de custo para transporte e alimentação. Garante, assim, toda a estrutura necessária para que o bolsista se preocupe apenas em estudar e aprender.

As inscrições vão até 22 de julho, são gratuitas e podem ser feitas por professores ou pelos próprios alunos no site do Ismart.

Para participar do processo seletivo, o estudante não pode ter repetido o ano escolar e ter idade adequada à série. A seleção é composta por cinco etapas eliminatórias: teste online, prova presencial, entrevista individual, visita domiciliar e dinâmica de grupo.

Projetos

Alunos do 7º ano do ensino fundamental podem se candidatar ao Projeto Alicerce, que oferece, gratuitamente, um curso preparatório com duração de dois anos, no contraturno da escola de origem, em um colégio particular parceiro do Ismart. O objetivo é preparar os bolsistas para os exames de seleção para o ensino médio. As escolas que recebem os estudantes do Projeto Alicerce são Bandeirantes, Objetivo e Santo Américo, em São Paulo; Objetivo e Poliedro, em São José dos Campos; e pH e São Bento, no Rio de Janeiro.

Já os estudantes do 9º ano podem disputar vaga no Projeto Bolsa Talento. Os aprovados recebem bolsa integral para cursar o ensino médio em uma escola particular parceira do Ismart em São Paulo (Arquidiocesano, Etapa, Lourenço Castanho, Móbile e Objetivo), Cotia (Sidarta), Sorocaba (Uirapuru) e no Rio de Janeiro (pH).

Ao concluírem o ensino médio, os alunos do Ismart ainda podem ganhar bolsa-auxílio de um salário mínimo para cursar a faculdade, se aprovados em vestibulares de cursos e universidades de excelência. Em 2013, 96% dos alunos que terminaram o 3º ano passaram nas principais faculdades do País.

Em 15 anos de existência do instituto, mais de 70 mil jovens já participaram do processo seletivo e cerca de 1.500 se tornaram bolsistas desde então. Hoje o Ismart conta com uma rede de 15 escolas particulares parceiras e mantém cerca de 900 bolsistas ativos – cerca de 600 estão entre o 8º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. Outros 300 alunos cursam o ensino superior.

Sobre o Ismart

Criado em 1999, o Ismart é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. A atuação do instituto está pautada na convicção de que jovens talentos podem ser encontrados em todas as camadas da população, independentemente de faixa de renda, origem étnica ou social. A instituição acredita que, com acesso a educação de qualidade, os bolsistas podem sonhar mais alto e atingir o sucesso profissional. Assim, espera contribuir para mudar a composição da futura elite intelectual brasileira, garantindo que seus líderes reflitam a verdadeira face do País.