Guia Prático
para a Seleção do Ismart


O Guia Prático para a Seleção do Ismart tem o objetivo de ajudar os professores a acompanhar os alunos no processo seletivo.

Explica a importância do educador em cada etapa e mostra como ele pode orientar os estudantes nesta jornada rumo a uma nova vida.

Os educadores são os melhores “olheiros” do Ismart e encontram os jovens talentos que merecem a oportunidade de desenvolver ao máximo o seu potencial.

Inscrição

O processo seletivo do Ismart é anual. As inscrições são gratuitas e ficam abertas no primeiro semestre.
O educador deve acessar o site www.ismart.org.br para se cadastrar e gerar o código para indicação de candidatos. Em seguida, basta informar o código aos estudantes e garantir que todos acessem o sistema, leiam o regulamento e realizem o cadastro até o fim.

__

Dicas Práticas

• Alunos podem mostrar potencial de maneiras diferentes. Converse com outros professores para identificar os talentos da escola.
• Marque uma reunião com os alunos e seus responsáveis para explicar o que é o Ismart e como funciona o processo seletivo, que vai exigir responsabilidade e motivação dos candidatos.
• Combine um horário no laboratório de informática da escola para os alunos realizarem a Inscrição e a Prova Online.

Prova Online

A inscrição do candidato só está completa quando ele termina a Prova Online, considerada a primeira etapa do processo seletivo. Ela é composta por 10 questões objetivas de português e 10 questões objetivas de matemática, que são elaboradas considerando as habilidades e o conteúdo programado para a série em curso. É importante que os alunos tenham as condições adequadas para realizar o exame e dediquem pelo menos 1h30 para preencher todo o cadastro e responder às questões.

Dicas Práticas

• Prepare seus alunos para a Prova Online fornecendo exercícios extras de português e matemática, para que eles possam treinar em casa.
• Incentive os candidatos a fazer a Prova Online logo após concluírem a inscrição. Às vezes, por problemas de conexão à internet ou de falta de planejamento, os estudantes podem perder o prazo e não efetivar a participação no processo seletivo do Ismart.

Prova Presencial

Os candidatos realizam provas de português (20 questões objetivas) e matemática (20 questões objetivas), além de uma avaliação do seu potencial de aprendizagem. O exame é corrigido pelo método da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui pesos diferentes às questões dependendo da dificuldade de cada uma.

Dicas Práticas

• No site do Ismart há exemplos de questões de provas de anos anteriores. Forneça-as aos alunos e crie plantões para sanar dúvidas.
• Incentive os estudantes a pesquisar com antecedência o local da prova e o tempo de deslocamento. Eles precisam levar o comprovante de classificação assinado e um documento de identificação com foto, além de estarem acompanhados de um responsável maior de idade.
• A prova tem duração máxima de 3 horas e 30 minutos. É importante que os alunos não se apressem e respondam às questões em seu tempo.

Entrevista Individual

Nesta etapa, o foco está na identificação de habilidades e comportamentos que favorecem o bom desempenho acadêmico ao longo da participação nos projetos. O educador pode apresentar aos candidatos informações sobre o perfil dos bolsistas de destaque no Ismart ou ainda promover a troca de experiências com alunos que participaram do processo seletivo anteriormente.

Dicas Práticas

• A conversa é agendada diretamente com o candidato, por telefone ou e-mail, e tem duração média de 1 hora. No dia da Entrevista Individual é preciso levar os documentos de comprovação da renda familiar.
• Informe ao candidato que é obrigatório que ele esteja acompanhado de um adulto e, caso seja necessário, o Ismart fornece ao acompanhante uma carta para justificar a ausência no trabalho.
• Não há chance de remarcação: se o aluno perder a entrevista ela não será feita em outra data.

Visita Domiciliar

A Visita Domiciliar é o momento em que o Ismart quer saber se os familiares do candidato também acreditam no poder da educação para a promoção do desenvolvimento do aluno. Busca-se avaliar se a família estará disposta a dar todo o suporte necessário para o jovem em sua jornada como aluno Ismart. Quanto mais integrantes da família estiverem presentes na visita, melhor.

Dicas Práticas

• Antes da visita, chame a família para conversar e explicar o que é o Ismart, como os projetos funcionam e deixar claro a importância do apoio deles para o sucesso do aluno.
• Durante a visita, será checada a renda familiar, um critério eliminatório no processo seletivo. A família deve estar ciente disso e preparada para a entrega de documentos.
• A participação familiar é necessária não só para os alunos do Ismart, mas para a escola como um todo. Aproveite esse momento para orientar, engajar e trazer os pais para dentro do ambiente escolar.

Dinâmica de Grupo

A Dinâmica de Grupo é a última fase do processo seletivo. Nela, os candidatos realizam atividades em conjunto para que sejam avaliados elementos como pensamento crítico, habilidade de comunicação e socialização. Reunidos em grupos, os alunos deverão realizar projetos e argumentar sobre um tema atual e que se relaciona com a realidade de todos.

Dicas Práticas

• Converse com o estudante sobre o Ismart e incentive-o a pesquisar sobre o projeto. Informação é tudo!
• No site do Ismart e no canal do YouTube há vídeos que podem ajudar os candidatos a conhecer melhor o projeto e as trajetórias de alguns alunos.
• Agora, mais que nunca, é hora de manter a calma e ter paciência. Os candidatos ficarão ansiosos pela divulgação do resultado e é importante tranquilizá-los.

Resultado

O Resultado do processo seletivo pode ser consultado no site www.ismart.org. br. Este é o momento para celebrar com todos os alunos. Chegar até a última fase da seleção é um grande feito! E vale lembrar: aqueles que não foram selecionados para os projetos presenciais Alicerce e Bolsa Talento poderão fazer parte do Ismart Online.

Dicas Práticas

• É importante mostrar ao aluno não aprovado que o Ismart é apenas um caminho para ele se desenvolver. Há muitas escolas particulares que oferecem programas de bolsa, além dos processos seletivos para escolas técnicas.
• Se o estudante concorreu ao Projeto Alicerce e não foi aprovado, ele poderá se candidatar ao Bolsa Talento no 9o ano do ensino fundamental.
• Após uma jornada desafiadora, agora é o momento de celebrar a grande conquista dos aprovados e acompanhar a trajetória de sucesso desses jovens talentosos!

Download do Guia

Faça o download do Guia Prático completo para a identificação de talentos acadêmicos.

Baixe agora

Newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre o Ismart.