Skip to main content

O Ismart acredita que as diferentes formas de talento estão distribuídas em todas as classes sociais. Por isso, o propósito do Ismart é encontrar jovens determinados, que queiram transformar suas vidas por meio da educação de qualidade. E foi assim que chegamos até Abidan Henrique da Silva.

Nascido em uma família de baixa renda, na periferia da zona-sul de São Paulo, Abidan é filho de uma mãe que era empregada doméstica e um pai marceneiro. Ele se mudou para o município de Embu das Artes ainda na adolescência e passou sua juventude em escolas públicas que “nem tinham salas suficientes para todo mundo”.

Apesar da situação, foi com ajuda da professora Dalva, que conheceu o Ismart e foi aprovado no Processo Seletivo para o Projeto Bolsa Talento em 2012. No ensino médio, ingressou em uma escola particular de excelência, participou de grupos de debate, e foi até Harvard participar de um Summer School.

Ao longo dessa jornada, se preparou e foi o primeiro da sua família a fazer faculdade pública, sendo aprovado para o curso de Engenharia Civil na Escola Politécnica da USP, onde se formou em 2020. Em seguida, participou e fundou projetos sociais, trabalhou em grandes fundações e atualmente exerce o cargo público de Vereador de Embu das Artes.

Integrante da rede Alumni Ismart, Abidan esteve presente no 15º Encontro de Educadores e nos contou um pouco da sua trajetória até aqui. Confira sua História de Sucesso a seguir:

Você participou de qual projeto do Ismart? Como foi essa experiência?

Eu participei do Projeto Bolsa Talento em 2012, para estudar no  colégio Sidarta, em Cotia -SP. No começo foi muito difícil, porque o pessoal tinha física e química desde a sétima série, e eu tive que estudar no contraturno para conseguir chegar no nível da galera. Eu lembro que no segundo ano do ensino médio, eu já estava no mesmo nível e até comecei a superar o pessoal, terminei como melhor aluno da minha turma.

Lá no Sidarta era período integral, então eu ficava o dia inteiro na escola. Para mim era muito difícil, porque eu saia de casa 5h15 de casa e chegava só 20h30 da noite -isso com 14 anos de idade -, porque eu morava muito longe da escola.

Em relação ao seu desenvolvimento pessoal, como foi a experiência de ser um Bolsista Ismart?

A bolsa do Ismart me ajudou muito a desenvolver habilidades que para mim são muito importantes. Primeiro, essa questão de falar em público, se posicionar e ter uma boa oratória. Eu desenvolvi muito essas habilidades no Sidarta (escola parceira Ismart), e também, por participar de debates no ensino médio, eu acho que ganhei uma desenvoltura muito boa.

A experiência do Ismart me trouxe uma coisa muito importante: o networking. Estar em espaços, com muita gente talentosa, formada em excelentes faculdades, para trocar experiências, conhecer projetos, trocar conhecimentos… Acho isso muito ‘massa’! É isso que o Ismart proporciona; faz a gente sair da nossa bolha as vezes, sabe?

Com certeza, ter acessado à uma universidade de ponta foi determinante para minha vida. E foi o Ismart que me deu tudo isso.

De que forma a vivência em uma escola de excelência influenciou nas suas escolhas profissionais?

A escola me proporcionou me desenvolver muito pelos projetos e atividades extracurriculares, os grupos de debate e outras atividades. Além disso, eu tive a oportunidade de estudar uma língua estrangeria e fazer um intercâmbio.

Fui o primeiro da minha família a sair do país, e ainda fiz um curso intensivo de inglês na Harvard Summer School. Isso foi determinante para minha formação e carreira.

Outro ponto é o acesso à cultura. O Sidarta é uma escola trilíngue; lá, a gente aprende inglês, espanhol e chinês. A gente comemorava o ano novo chinês e festival latino-americano; eu pude conhecer e aprender coisas sobre muitas culturas e isso foi fundamental para mim.

Qual seu Sonho Grande e o que falta para realizá-lo?

Eu acho que meu Sonho Grande é ajudar mais jovens do Brasil a ter uma educação de muita qualidade, como a que eu tive. Por isso, eu decidi entrar para a política, para o poder público, porque eu acho que a gente precisa resolver esse problema de educação pública no país.

É preciso conseguir formar jovens que primeiro tenham o conhecimento básico de português e matemática, leituras básicas, operações básicas, para que consigam entrar no mercado de trabalho minimamente competitivos e, também, para que sejam preparados para o mercado de trabalho como ele é hoje, com competências como eu tive, como saber falar em público, se relacionar, resolver problemas, etc.

Quanto falta para realizar o Sonho Grande? Falta muita coisa, eu comecei pequeno, como vereador na minha cidade e estou tendo vitórias muito importantes.

Eu sempre falo para as pessoas que eu ter entrado para a política simbolizou muita esperança para quem é morador de Embu. Porque eu represento muita coisa que é difícil a gente ver na política: uma pessoa jovem, honesta, bem preparada e que acima de tudo, tem sensibilidade para entender os problemas da ponta, da população mais pobre da cidade.

Eu entendo que minha trajetória de carreira no poder público, seja como deputado ou secretário da educação, é o caminho para realizar meu sonho grande: impactar a educação pública do país.

Você enxerga que a sua experiência no Ismart afetou a vida das pessoas à sua volta? De que forma?

Essa parte é muito legal porque tenho uma história dentro de casa. Eu sou filho de uma empregada doméstica e um marceneiro de profissão. Quando eu entrei no Ismart, toda essa revolução que a educação trouxe para minha vida, influenciou meus próprios pais a voltar a estudar.

Tem uma história muito massa: fomos fazer ENEM juntos; eu, meu pai, minha mãe e minha irmã (como treineira). Minha mãe, que tinha parado de estudar na quinta série, e meu pai que tinha feito até o ensino médio, fizeram ENEM, e os dois conseguiram bolsa de estudo para faculdade.

Minha mãe conseguiu 100% no PROUNI, fez pedagogia, e hoje é professora. Meu pai conseguiu uma bolsa metade PROUNI e metade FIES, e hoje é engenheiro civil.

O Ismart foi muito impactante na minha vida e da minha família.

Qual conselho você deixa para as pessoas jovens que assim como você querem realizar sonhos grandes?

O que eu diria para as pessoas é que elas têm que aproveitar as oportunidades, como as oferecidas pelo Ismart, por exemplo, e ganhar o máximo de conhecimento possível que elas podem ter. Porque essa realmente é uma chance de ouro.

Em segundo, aproveitar muito para conhecer gente que de alguma maneira pode contribuir para que elas possam conseguir realizar os sonhos delas. Eu acho que o Ismart tem esse poder de colocar a gente em outro ‘multiverso’, para conhecer um mundo de oportunidades que a gente que cresce na periferia e estuda em escola pública, não teria acesso.

A nossa missão é entrar nesse ‘multiverso’, ganhar o máximo de conhecimento, conhecer o máximo de gente boa possível, para que a gente possa resolver os principais problemas do Brasil. Esse é meu grande sonho e meu grande conselho para aqueles que são e sonham com o Ismart.

Eu sempre falo que qualquer jovem do Ismart que estudou em uma boa escola e uma boa faculdade pode escolher o emprego que quiser. Vai ter o privilégio de escolher qualquer carreira que quiser.

E para o futuro, quais são seus sonhos e planos?

Eu tenho um sonho, de maneira acadêmica, que é um dia fazer mestrado/doutorado fora do país e tentar ser professor universitário focado em gestão pública.

Além disso, tenho o sonho de continuar trabalhando com política, ser deputado, secretário de educação e, um dia, prefeito.

Qual a sua contribuição para transformar a vida das pessoas e contribuir com um mundo melhor?

Quero continuar impactando o poder público.

Política me dá muito frio na barriga e é o que eu adoro fazer. Estamos resolvendo problemas grandes o dia inteiro e eu acredito que posso contribuir para melhorar a educação pública do país. E é por meio da educação de qualidade que vamos construir um mundo melhor.

São histórias de jovens como o Abidan que estamos buscando!

Abidan, como milhões de jovens, tem uma história de desafios, superação e muito esforço. Foi com muito foco e dedicação que o jovem da periferia de Embu das Artes tornou-se um protagonista do seu futuro, mudando não somente a sua história, mas a vida de muitas pessoas ao seu redor.

É por isso que o Processo Seletivo Ismart é tão transformador! São histórias como essa que nos movem todos os dias. Nos orgulhamos por trabalhar em busca de uma educação inclusiva de qualidade.

Se identificou com a história? Conhece algum aluno como Abidan, que mereça a chance de ingressar em escolas de excelência?

Então, aproveite essa oportunidade! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Ismart 2023!

Deixar comentário