Skip to main content

* Por Michael Schardosim

Olá, pessoal. Tudo bem?

Volto aqui hoje para falar mais um pouco sobre a minha estada na Universidade de Notre Dame, nos EUA. Hoje o assunto serão as aulas que tive até o momento.

Para começar, vou explicar como funciona o sistema de aulas aqui, que é um pouco diferente do usual no Brasil. O que ocorre é que você tem material para ser estudado ANTES de ir para a aula. Dessa forma, a aula é mais dinâmica e com mais discussão. Não ficamos apenas ouvindo o professor falar, uma vez que o aluno já vai preparado para aula e sabendo pelo menos um pouco do assunto.

E como disse no post anterior, terei aulas nas diferentes faculdades da universidade. Até agora tive aula no College of Arts and Letters, no College of Business e no College of Science. Tudo começou no Arts and Letters onde tivemos uma aula de Teatro sobre Shakespeare e diversos jogos de atuação e improviso, que foram divertidos e fizeram todos se soltarem e conhecerem melhor os companheiros.

Nos dois dias seguintes tivemos aula no College of Business. No primeiro dia, aulas teóricas sobre Empreendedorismo, tipos existentes e perfil de um empreendedor. Além desse assunto, tivemos uma aula que eu achei GENIAL sobre Foresight, que é mais ou menos quando fazemos uma suposição do que acontecerá no mundo dos negócios. No segundo dia de Business, visitamos empresas cujos fundadores têm perfil empreendedor, como a Better World Books, uma companhia que compra, vende e recicla livros usados, além de palestras sobre como vencer na vida, ser líder e abrir um negócio.

Por fim, no College of Science, tivemos uma aula sobre comparação de DNA, que pode ser usado em testes de paternidade (fizemos um desses na aula), e sobre identificação de uma pessoa a partir dos seus ossos, onde descobrimos altura média, gênero e etnia dela a partir da bacia e outros ossos. Depois fomos ao laboratório para analisar dados do LHC (o maior acelerador de partículas do mundo, localizado na fronteira da Suíça com a França) para estudar as partículas subatômicas e até evidências do Bóson de Higgs. Realmente, algo muuuuuito interessante para os adoradores de ciência, como eu!

E foram essas as aulas que tive até o momento. Muito interessante, não?! Espero que tenham gostado, pessoal. Obrigado!

2 Comments

  • ANA PAULA CARDOSO NAVARRO disse:

    Muito legal o seu texto. PARABÉNS!!!!!
    Já aprendi muito só em ler o seu discurso. valeu

  • Danilo disse:

    Opa! Adorei essa forma de ensinar. Com certeza, se os alunos se preparam antes, as aulas são mais dinâmicas e proveitosas. É o ideal!
    Só ouvir o professor falar é um método muito ruim. Aprender na prática, inclusive apreciando esse DNA escorrendo pelo gel, é muito mais legal!

Deixar comentário