Skip to main content
Universidades Internacionais

Mesmo País, Outras Experiências!

* Por Gabriele Santos

Olá Comunidade Ismartiana!

É muito bom estar de volta aqui no blog para falar sobre minhas experiências fora do país. Ano passado, passei três semanas em Yale e este ano estou na Universidade de Notre Dame. Por incrível que pareça as duas universidades são totalmente distintas, mesmo estando no mesmo país.

Estou participando do programa ILED, que consiste em nos mostrar todas as áreas principais da universidade como Ciência, Negócios, Arquitetura, Engenharia e Artes. As primeiras aulas foram sobre Negócios (business) e foram muito interessantes. Discutimos sobre tomada de decisão, empreendedorismo social, valores e trabalho em equipe. Tivemos uma dinâmica para construir uma estrutura com macarrão cru e colocar um marshmellow em cima e quem construísse a mais alta ganharia. Adivinhem? Isso mesmo, com um belo trabalho em grupo, meu time ganhou.

Também tivemos uma viagem a Chicago onde visitamos um museu do Banco Federal Americano e tivemos uma aula sobre economia, relacionando a taxa de juros com inflação e com o crescimento econômico dos Estados Unidos, especialmente. No museu, vimos um milhão de dólares em notas de 1 dólar, criamos nossa própria moeda e calculamos quanto a inflação desvaloriza o dinheiro ao longo dos anos, além de conhecer uma linda cidade de perto como Chicago.

A universidade é católica e tem como bússola todos os ensinamentos e valores cristãos. Por isso, fomos à missa no domingo na linda Basílica do Sagrado Coração e vimos como a crença é algo realmente importante para Notre Dame. A cerimônia é um pouco diferente das brasileiras e mesmo não sendo católica, mas mesmo assim cristã, gostei muito de assistir.

Por fim, as curiosidades! O campus é lindo, muito grande e um detalhe me chamou atenção: não existem semáforos aqui dentro. Mesmo com ruas que tem carros, a sinalização é inexistente e os veículos simplesmente param quando veem algum pedestre que quer atravessar. Além disso, o sol se põe muito tarde no verão. Às nove horas da noite está claro, inacreditável!

Vemo-nos no próximo post!

Abraços!

3 Comments

Deixar comentário