Skip to main content

* Por Rafael Carlos

E aí , Ismartanos!

Por que fazer a graduação nos EUA ao invés de fazê-la no Brasil? Temos boas universidades brasileiras, bons professores, bons materiais didáticos… Por que não continuar a morar perto da família e amigos e mesmo assim ter uma boa educação? Essas eram dúvidas frequentes que tinha antes de começar a pesquisar sobre estudar fora e é o que vou tentar responder nesse post.

Estou fazendo dois cursos aqui em Yale; são eles: “Ética da Economia e Introdução a Negócios”.

A aula aqui é muito diferente da que estamos acostumados no Brasil. É mais dinâmica, as classes não costumam ter mais de 20 estudantes e o professor não chega à sala e apresenta o conteúdo na lousa como se fosse o único detentor do conhecimento, como bem disse o Gustavo em seu primeiro post.

Nas aulas de “negócios” nós aprendemos “teorias de administração”, termos de “marketing” e dicas de como ser empreendedor. E para aplicar o que aprendemos em sala na realidade, estamos criando nossa “empresa” para vender produtos que eles vão nos oferecer. No meu caso são óculos de sol.

O legal é que o valor arrecadado vai para o fundo de bolsas de estudos, para que mais alunos possam ter essa oportunidade. Estou gostando muito, e esse curso só está reforçando a minha vontade de fazer graduação nessa área!

No curso de “Ética da Economia”, a professora faz várias propostas para os alunos e apresenta situações adversas para que, todos juntos, possamos discutir e aprender a solucionar um problema com variadas ideias e diferentes perspectivas. Em uma dessas atividades, a minha professora deu cinco moedas para cada aluno e disse que tínhamos que trocá-las por informações. Ao final, todos tinham que explicar o porquê de estar com mais ou menos moedas. Eu não fiquei com nenhuma moeda e disse que preferia informação à moeda (dinheiro); Fui o único com esta opinião. A professora pediu mais explicações e eu contei a história do ISMART e disse que nós, Ismartanos, somos a prova de que a informação é mais importante do que qualquer quantia, e que com ela podemos chegar onde quisermos. Acabei ganhando aplausos e um chocolate da professora! Foi muito legal ver que pessoas do mundo todo admiram o trabalho do ISMART e que eu faço parte disso!

Após tanto tempo de pesquisa e vivenciando isso, tenho certeza de que quero fazer a minha graduação nos EUA!

Até o próximo post, galera!

12 Comments

  • Isa disse:

    agora no blog certo…..aeee rafa ta mto bom!!! obrigada por dar a sua opiniao sobre estudar fora, mta gente tem essa duvida.

  • Cibele disse:

    Oi, Rafa!
    Adorei saber como estão sendo suas aulas! Parabéns por espalhar o jeito Ismart de ser aí em Yale, quem sabe não conseguimos mais uns quase ismartanos, né? haha
    Ps: senti falta de fotos dessa vez, poderia ter postado fotos dos outros lugares que você visitou… :/

    • Rafael disse:

      Oi, Cibs!
      #partiu disseminar a cultura ismartana aqui em Yale hahah
      Desculpe pelas fotos, vou tentar colocar no próximo post
      Beijos

  • Bianca disse:

    Concordo com a Cibele, o blog esta ótimo ma poderia ter mais fotos!!!!!!! Amo fotos!!!!

  • Lucas Nicascio disse:

    Boa, Rafa!!! Ótimo post. Continue postando sobre as aulas aí q devem ser incríveis e tbm assuntos como esse sobre como é fazer intercâmbio e os desafios. Ah, e como a Cibele disse, Rafael #postafotos hahaha

  • Pedro Henrique disse:

    Aê, Rafael! Excelente post, e belas palavras sobre a parte do Ismart! Aproveita tudo aí! Até!

  • Heitor Chemite disse:

    Demais! Lendo esse texto até me dá mais vontade ainda de estudar fora! Ainda mais nos Estados Unidos onde se encontram várias faculdades de prestígio mundial… Pensando nisso, gostaria que você dissesse como é o ambiente aí na faculdade, se há uma gigante biblioteca, como que é o refeitório? Você está no próprio campus ou perto dele? É muito grande? E como são os horários das aulas e atividades aí? Faça um post com essas informações! E tire mais fotos também! #postafotos
    Abraços

  • Ana Luiza disse:

    Acredito que é incrível pra qualquer ismartano saber que você está disseminando nossas ideias aí! E ainda mais gratificante saber que as pessoas de vários lugares do mundo admiraram isso (levando em conta que sua abordagem sambou ahahahah). Agora conta mais sobre como funciona a escolha dos cursos e seria legal também explicar o porquê de você ter escolhido esse s, ajudaria muito a galera que tem o mesmo sonho que você está realizando. Aproveite muito o resto do tempo aí, e nem preciso pedir por mais fotos né?
    Beijos.

  • Gabriel Friedrich disse:

    Cara, muito massa!! A ideia de que vocês ajudem no financiamento dos próximos estudantes é demais, e a sua sacada na atividade das moedas foi incrível!! ^^ Curiosidade mortal aqui, como foram suas visitas às outras cidades? Abraços

  • Danilo Furlan disse:

    Genial!!!
    Parabéns, Rafael! Mandou muito bem nesse post!

  • Luciana Shima - Ismart disse:

    Rafael!
    Muito bom vê-lo divulgando o projeto e as ideias do Ismart aí em Yale!
    Acredito que essas experiências te darão muito mais embasamento para a sua escolha profissional!
    Continue aproveitando muito bem essa oportunidade!

Deixar comentário