Skip to main content

Leonardo Florentino tem 16 anos e o mesmo número de medalhas em competições acadêmicas. Seu maior orgulho é a prata conquistada na Olimpíada Internacional de Ciências Júnior. “Representei o Brasil e a responsabilidade era maior. O sucesso mostra que não estava lá à toa”, diz. Agora, prepara-se para torneios de astronomia, física e química.

A mãe do aluno, Fátima, percebeu cedo que Leonardo colecionava muitos conhecimentos. “Na escola pública, diziam que não havia o que ensiná-lo”, diz. Ela foi orientada a buscar um colégio particular. As condições financeiras da família impediram.

O aluno conquistou bolsa para estudar no Colégio Objetivo, em São Paulo a partir do 5º ano. Pouco tempo depois, Fátima descobriu o Ismart em uma reportagem. Soube, porém, que o filho só poderia participar do projeto a partir do 8º ano. Chegada a hora, Leonardo se inscreveu e passou no processo seletivo. Continuou no Objetivo, parceiro do Ismart. “O Ismart nos ajuda na organização dos estudos e no planejamento de carreira”, diz Leonardo.

Atualmente ele cursa o 2º ano do ensino médio e, apesar de ainda não ter decidido qual carreira seguirá, já tem aprovações no currículo. No 9º ano, passou na Fuvest como treineiro de Humanas e, com a nota do Enem, entraria em Engenharia na Universidade Federal do Ceará. No ano passado, ficou no 7º lugar entre os treineiros de Biológicas da Fuvest.

VEJA MAIS: Histórias de Sucesso