Skip to main content

Além de talento para os estudos, alguns alunos do Ismart também demonstram habilidades em áreas como artes e esportes. Pensando nisso, o instituto organizou pela primeira vez um evento no qual os estudantes pudessem mostrar aos demais colegas seus outros talentos.

O Congresso de Bolsistas teve uma série de oficinas conduzidas pelos próprios estudantes e também abriu espaço para a discussão sobre estudos no exterior. “Compartilhar saberes e experiências é muito enriquecedor, tanto para quem ensina quanto para quem aprende”, diz Inês França, gerente de Projetos do Ismart responsável pelo programa de acompanhamento dos bolsistas da educação básica.

Os eventos ocorreram no Colégio Sidarta (Cotia) e no Colégio de São Bento (Rio de Janeiro), respectivamente, nos dias 13 e 27 de setembro.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender com seus colegas a tocar instrumentos musicais, desenhar, pintar, dançar, costurar, entre várias outras habilidades. No Sidarta, a oficina de teatro, conduzida por um convidado, foi uma das mais disputadas. A programação culminou com a apresentação do resultado das oficinas a todos os participantes.

Denilson Gonçalves, aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Uirapuru (Sorocaba), deu aula sobre música clássica. Ele não só criou uma apresentação de slides como também levou uma viola (instrumento da família do violino, mas com um som mais grave), com a qual executou peças eruditas e encantou a todos. “Achei que seria inovador, criativo e que chamaria a atenção dos colegas”, diz. “Em uma hora e meia, consegui sintetizar a essência do tipo de música que venho estudando nos últimos três anos.”

Para Denilson, o congresso será uma “experiência inesquecível”. “Foi uma forma incrível de reunir vários bolsistas e muitos talentos. Podia-se aprender de tudo.”