Blog

Palestra do astronauta Marcos Pontes motiva alunos e famílias em SP

06/10/14

Os alunos do Ismart assistiram a uma palestra exclusiva do astronauta Marcos Pontes em São Paulo. Ex-aluno de escola pública, Marcos falou dos seus sonhos e da oportunidade de ser o primeiro brasileiro a trabalhar na Estação Espacial Internacional. A palestra, no Colégio Santo Américo, inspirou o público, que aproveitou para tirar fotos com o convidado e comprar seus livros.

Marcos nasceu em Bauru, no interior paulista, e lá concluiu os estudos. Mudou-se para Pirassununga, onde recebeu o título de bacharel da Academia da Força Aérea (AFA). Ele depois cursou Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. Em 1998, já nos Estados Unidos, fez mestrado em Engenharia de Sistemas na Naval Postgraduate School, na Califórnia.

Em 2006, o engenheiro viajou para a Estação Espacial Internacional em uma nave russa. Era a “Missão Centenário”, em referência aos 100 anos do voo de Santos Dumont a bordo do avião 14-bis.

Hoje Marcos está na reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) e atua no mercado de palestras e cursos corporativos. Foi esta trajetória de sucesso que ele contou aos alunos do Ismart.

“Parabéns ao Ismart e, principalmente, aos alunos, pois eles se esforçaram para estar no projeto”, disse ele ao fim da palestra. Em sua fala, Marcos ressaltou a importância do estudo e da dedicação. “Quando eu dizia que queria ser piloto, as pessoas falavam que seria impossível. E minha mãe me falou um dia: você conseguirá chegar onde quiser, desde que estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você.”

O bolsista do 8º ano do ensino fundamental Leonardo Abreu disse que conseguiu perceber em Marcos Pontes um “jeito Ismart de ser”. “Ele saiu de escolas públicas, estudou e conseguiu realizar seu sonho, que era voar e se tornar um astronauta”, afirmou. Segundo o aluno, que estuda na Escola Estadual Ennio Voss e participa do Projeto Alicerce, no Colégio Santo Américo, a palestra ofereceu “lições para a vida inteira”.

Newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre o Ismart.