Skip to main content

Depois de uma prova difícil, é preciso relaxar. Pedro Navarro, de 17 anos, concorda. O método que usa para isso, no entanto, é um pouco diferente: lançar foguetes ou misturar elementos químicos que, para ele, provocam “reações bonitas”. Natural de Sorocaba, o aluno foi selecionado pelo Ismart e desde 2013 estuda no Colégio Uirapuru. Quer fazer faculdade de Engenharia Química.

A entrada no projeto mudou a rotina do garoto, que passou a estudar ainda mais – e diz estar mais feliz. Ele sempre foi curioso, afirma a mãe, Ana Paula. “Pedro está o tempo todo procurando aprender, com um livro na mão.”

Em julho de 2013, o estudante conseguiu bolsa para um curso de verão na Universidade de Notre Dame, nos EUA. Ele nunca tinha viajado de avião. “Demorou para cair a ficha”, conta. Pedro aproveitou para conhecer os cursos da instituição, além de trocar experiências e se divertir com os colegas de intercâmbio, alunos chineses.

Agora ele tem certeza que quer estudar fora. E esse sonho ficou mais próximo recentemente, quando soube da aprovação para uma bolsa da EducationUSA que vai ajudá-lo a pagar os custos dos processos seletivos para as universidades americanas.

Pedro sabe que há muito trabalho pela frente, mas isso não o assusta. “É preciso sonhar grande. Assim nos esforçamos mais.”

VEJA MAIS: Histórias de Sucesso