Skip to main content

A história de Erica Barbosa, de 22 anos, se confunde com a do Ismart. Ela é da primeira turma do projeto: participou do extinto Espaço Talento, voltado a crianças talentosas de escolas públicas do Rio de Janeiro. Os bolsistas continuavam na rede municipal e, na sede do Ismart, faziam atividades extracurriculares.

Era 1999 e Erica tinha 7 anos quando passou no processo seletivo do Ismart. Ela ficou em uma escola do município até a 4ª série. No contraturno, fazia aulas de reforço no Ismart. O objetivo era ingressar no colégio federal Pedro II. Aprovada no exame, Erica estudou lá até o fim do ensino médio.

A carioca sempre se empenhou para tirar boas notas também como retribuição aos pais. Raimundo, pedreiro, e Tereza, garçonete, faziam de tudo para ajudar a filha única. “Eles deixavam de ver TV, por exemplo, pois sabiam que a nossa casa era pequena e o barulho me atrapalhava.”

Hoje Erica cursa Engenharia Ambiental na UFRJ e continua correndo atrás de oportunidades de excelência. Com bolsa do Ciência sem Fronteiras, morou um ano na Holanda, onde estudou hidrologia. Ela diz que viveu um dos melhores momentos de sua vida. “Conviver com pessoas de todo o mundo é enriquecedor.”

A aluna já planeja voltar para Amsterdã no futuro. “Por enquanto, quero me formar, ter uma carreira estável e um emprego que me pague bem, para que possa proporcionar uma vida melhor a meus pais.”

VEJA MAIS: Histórias de Sucesso