Skip to main content

O Ismart reuniu educadores da rede pública de São Paulo e do Rio de Janeiro para divulgar o processo seletivo de bolsas de estudo, apresentar os alunos que acabaram de entrar para a universidade e reconhecer os professores mais engajados com a causa da instituição. Os eventos contaram ainda com palestras e dinâmicas sobre a importância do trabalho docente.

O 8º Encontro Ismart com Educadores da Rede Pública, com o tema “Deixe sua Marca”, ocorreu em 11 de abril em São Paulo e no dia 8 de maio no Rio de Janeiro.

+ CONHEÇA O PROGRAMA ‘DEIXE SUA MARCA’

Os participantes receberam um kit contendo DVD com vídeos institucionais, “carômetro” dos calouros universitários, cartazes do processo seletivo e do Guia Prático para a Seleção do Ismart, entre outros brindes.

Evento_Educadores_2_560

Educador de SP manuseia ‘carômetro’ de calouros universitários

Uma atriz encenou histórias de professores que indicam alunos para o processo seletivo do Ismart e acompanham os jovens ao longo de todas as fases, incluindo o momento da inscrição, até a divulgação do resultado. Os educadores homenageados receberam pins em formato da corujinha símbolo do Ismart em reconhecimento ao seu trabalho.

Atriz Carla Gobbi encenando histórias de educadores do Rio

Atriz Carla Gobbi encenando histórias de educadores do Rio

Os professores das escolas de origem dos calouros universitários do Ismart também foram celebrados. Os alunos subiram ao palco e entregaram uma placa de homenagem a seus antigos mestres.

Calouros universitários com seus antigos professores no evento de SP

Calouros universitários com seus antigos professores no evento de SP

Em São Paulo, o palestrante convidado foi o educador e filósofo Mario Sergio Cortella. Ele abordou a necessidade de os professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares se formarem melhor para desempenhar suas atividades no século 21. “Nossos alunos são do século 21, nós somos do século 20 e uma parte dos métodos é do século 19. Há uma falta de sintonia”, disse Cortella.

Palestra de Mario Sergio Cortella em SP

Palestra do educador Mario Sergio Cortella no evento de SP

No Rio, os educadores assistiram à palestra de Júlio Pompeu, mestre em Direito e doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua como professor de ética. Ele falou sobre ética, filosofia e a importância de se tomar responsabilidade pelas escolhas feitas na vida. Júlio é coautor do livro “Somos Todos Canalhas”, lançado recentemente em parceria com o colega professor Clóvis de Barros Filho, e acaba de ser nomeado titular da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos do Espírito Santo.

Palestra de Júlio Pompeu no evento do Rio

Palestra do professor Júlio Pompeu no evento do Rio

O Ismart também levou para os dois eventos o músico e consultor Guilhermo Santiago, que utiliza a música para reforçar valores como o do trabalho em equipe. Ele organizou a dinâmica Orquestra de Garrafas, na qual os professores, soprando garrafas com diferentes volumes de água, conseguiram extrair sons e tocar trechos da Nona Sinfonia de Beethoven. Uma atividade que parecia impossível e, no fim, surpreendeu a todos.