Skip to main content

O processo seletivo do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) receberá inscrições até 12 de junho. Neste ano, são oferecidas até 200 bolsas de estudo integrais em escolas particulares de excelência. Alunos matriculados no 7º ano ou no 9º ano do ensino fundamental podem concorrer às vagas.

O Ismart busca identificar jovens com alto rendimento escolar, motivados e persistentes. “Procuramos alunos que têm brilhos nos olhos e que veem na educação a melhor maneira de transformar as suas vidas e as de suas famílias”, diz a gerente de Seleção, Erica Ruiz. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, na página https://www.ismart.org.br/processo-seletivo.

Para participar do processo seletivo, o aluno precisa vir de família com renda per capita de até dois salários mínimos (R$ 1.576,00 por pessoa). Os candidatos aprovados vão estudar em escolas particulares a partir de 2016. Os colégios parceiros do Ismart ficam em São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Cotia e Sorocaba.

+ EDUCADOR: ACESSE O ‘GUIA PRÁTICO PARA A SELEÇÃO DO ISMART’

Para os alunos do 7º ano, o Ismart oferece vagas no projeto Alicerce, um cursinho preparatório para o ensino médio, com dois anos de duração, cujas aulas ocorrem no contraturno da escola pública. Já os estudantes do 9º ano aprovados no processo seletivo terão bolsa para cursar o ensino médio nas escolas particulares parceiras do projeto Bolsa Talento.

Os alunos selecionados em qualquer um dos projetos recebem bolsa de estudo integral, uniforme, materiais didáticos e ajuda de custo para transporte e alimentação. Após concluírem o ensino médio, os estudantes podem ganhar uma bolsa-auxílio de um salário mínimo para cobrir as despesas com a faculdade e participar do Programa de Desenvolvimento de Universitários do Ismart. Atualmente, o instituto tem 1.005 bolsistas do 8º ano do ensino fundamental ao último ano do ensino superior.

O processo seletivo tem cinco etapas: teste online, prova presencial, entrevista individual, visita domiciliar e dinâmica de grupo. A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato ou por um professor que deseje indicar seus alunos.

Os colégios parceiros do Projeto Alicerce são: Bandeirantes e Objetivo (São Paulo); Objetivo e Poliedro (São José dos Campos); e pH e São Bento (Rio de Janeiro).

O aluno aprovado para o Projeto Bolsa Talento poderá cursar o ensino médio em uma das seguintes escolas em São Paulo (Arquidiocesano, Etapa, Lourenço Castanho, Móbile, Objetivo ou Poliedro), Cotia (Sidarta), Sorocaba (Uirapuru) e Rio de Janeiro (Pensi ou pH).

Sobre o Ismart

Criado em 1999, o Ismart é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade.