Skip to main content

* Post atualizado às 17h do dia 7/7/15 para correção nas datas de provas em Cotia e em Sorocaba.

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) decidiu prorrogar o prazo de inscrição para o processo seletivo de bolsas de estudo. Agora, os candidatos têm até 26 de junho para realizar o cadastro, responder ao teste online e concorrer às vagas. Também foram divulgadas as datas e locais de aplicação da prova presencial (veja abaixo).

A inscrição só está completa quando o aluno realiza o teste online – uma prova com questões objetivas de português e matemática que é considerada a primeira fase da seleção. O resultado desta etapa será divulgado no dia 7 de julho – aqui no site do Ismart, na seção Blog (https://www.ismart.org.br/blog), e também no sistema de inscrição (http://www.primeiraescolha.com.br/ismart). O candidato poderá acessar usando seu nome completo, data de nascimento e e-mail cadastrados.

O processo seletivo tem cinco etapas: teste online, prova presencial, entrevista individual, visita domiciliar e dinâmica de grupo. Neste ano são oferecidas até 200 bolsas de estudo integrais em escolas particulares de excelência. Somente alunos matriculados no 7º ano ou no 9º ano do ensino fundamental podem concorrer às vagas.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo próprio candidato ou por um professor que deseje indicar seus alunos, na página https://www.ismart.org.br/processo-seletivo, onde estão disponíveis os regulamentos do processo seletivo.

+ EDUCADOR: ACESSE O ‘GUIA PRÁTICO PARA A SELEÇÃO DO ISMART’

O Ismart busca identificar jovens com alto rendimento escolar, motivados e persistentes. “Procuramos alunos que têm brilhos nos olhos e que veem na educação a melhor maneira de transformar as suas vidas e as de suas famílias”, diz a gerente de Seleção, Erica Ruiz.

Para participar do processo seletivo, o aluno precisa vir de família com renda per capita de até dois salários mínimos (R$ 1.576,00 por pessoa). Os candidatos aprovados vão estudar em escolas particulares a partir de 2016. Os colégios parceiros do Ismart ficam em São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Cotia e Sorocaba.

Abaixo estão as datas e locais de aplicação da prova presencial, segunda fase do processo seletivo do Ismart:

Alicerce

– Rio de Janeiro: prova em 19 de julho, na Escola Municipal Orsina da Fonseca (Rua São Francisco Xavier, 95 – Tijuca)
– São José dos Campos: prova em 1º de agosto, no Colégio Poliedro (Rua Irmã Maria Demétria Kfuri, 700 – Jardim Esplanada)
– São Paulo: prova em 9 de agosto, na Unip Vergueiro (Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso)

Bolsa Talento

– Rio de Janeiro: prova em 18 de julho, na Escola Municipal Orsina da Fonseca (Rua São Francisco Xavier, 95 – Tijuca)
– São Paulo: prova em 8 de agosto, na Unip Vergueiro (Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso)
– Cotia: prova em 15 de agosto, no Colégio Sidarta (Estrada Fernando Nobre, 1.332 – Granja Viana)
– Sorocaba: prova em 23 de agosto, no Colégio Uirapuru (Av. Professor Arthur Fonseca, 633 – Jardim Panorama)

Projetos

Para os alunos do 7º ano, o Ismart oferece vagas no projeto Alicerce, um cursinho preparatório para o ensino médio, com dois anos de duração, cujas aulas ocorrem no contraturno da escola pública. Já os estudantes do 9º ano aprovados no processo seletivo terão bolsa para cursar o ensino médio nas escolas particulares parceiras do projeto Bolsa Talento.

Os alunos selecionados em qualquer um dos projetos recebem bolsa de estudo integral, uniforme, material didático e ajuda de custo para transporte e alimentação. Após concluírem o ensino médio, os estudantes podem ganhar uma bolsa-auxílio de um salário mínimo para cobrir as despesas com a faculdade e participar do Programa de Desenvolvimento de Universitários do Ismart. Atualmente, o instituto tem 1.005 bolsistas do 8º ano do ensino fundamental ao último ano do ensino superior.

Os colégios parceiros do Projeto Alicerce são: Bandeirantes e Objetivo (São Paulo); Objetivo e Poliedro (São José dos Campos); e pH e São Bento (Rio de Janeiro).

O aluno aprovado para o Projeto Bolsa Talento poderá cursar o ensino médio em uma escola parceira em São Paulo (Arquidiocesano, Etapa, Lourenço Castanho, Móbile, Objetivo ou Poliedro), Cotia (Sidarta), Sorocaba (Uirapuru) ou Rio de Janeiro (Pensi ou pH).

Sobre o Ismart

Criado em 1999, o Ismart é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade.