Skip to main content

* Post atualizado às 12h20 do dia 27/7 para incluir informações sobre a divulgação do resultado da prova presencial.

Os candidatos convocados para a prova presencial deverão imprimir o comprovante de classificação e coletar a assinatura do responsável legal. Esse comprovante está disponível no sistema de inscrições do processo seletivo do Ismart, no site http://www.primeiraescolha.com.br/ismart. O candidato poderá acessar o link “Concluir o Teste Online ou acompanhar o resultado” e fazer login usando o nome completo, data de nascimento e e-mail cadastrados. Problemas de acesso deverão ser comunicados por e-mail ao endereço [email protected].

O comprovante de classificação contém as informações sobre data, local e horário da prova presencial.

+ VEJA A LISTA DE CLASSIFICADOS PARA A PROVA PRESENCIAL

No dia da prova presencial, é obrigatório levar o comprovante de classificação assinado. Sem ele, o candidato não participará da etapa e será desclassificado do processo seletivo. O aluno também deverá apresentar seu RG ou outro documento com foto (caderneta escolar ou Rio Card, no caso do Rio de Janeiro) e estar acompanhado de um responsável maior de idade. Recomenda-se chegar com 1h30min de antecedência, pois após o horário de início não será permitida a entrada de nenhum candidato.

+ EDUCADOR: CONHEÇA O ‘GUIA PRÁTICO PARA A SELEÇÃO DO ISMART’

O Ismart disponibiliza material (lápis e borracha) para realização da prova. Caso queiram, os candidatos podem levar lanches leves e água.

A prova presencial tem 20 questões de português, 20 questões de matemática e um teste de potencial de aprendizagem. As questões de português e matemática são elaboradas considerando as habilidades e o conteúdo programado para a série em curso. Questões de provas de anos anteriores estão disponíveis para consulta e estudo neste link: https://www.ismart.org.br/wp-content/uploads/2014/05/exemplos-questoes-anteriores.pdf.

Neste ano, o processo seletivo recebeu cerca de 11 mil inscrições. Ele é composto por cinco fases, todas eliminatórias: teste online, prova presencial, entrevista individual, visita domiciliar e dinâmica de grupo. O Ismart selecionará até 200 candidatos para bolsas de estudo integrais em escolas particulares de excelência nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Cotia e Sorocaba. Alunos matriculados no 7º ano e no 9º ano do ensino fundamental concorrem às vagas.

Confira as informações sobre a aplicação da prova presencial:

Alicerce

– Rio de Janeiro: prova em 19 de julho, às 9 horas, na Escola Municipal Orsina da Fonseca (Rua São Francisco Xavier, 95 – Tijuca)
– São José dos Campos: prova em 1º de agosto, às 9 horas, no Colégio Poliedro (Rua Irmã Maria Demétria Kfuri, 700 – Jardim Esplanada)
– São Paulo: prova em 9 de agosto, às 9 horas, na Unip Vergueiro (Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso)

Bolsa Talento

– Rio de Janeiro: prova em 18 de julho, às 9 horas, na Escola Municipal Orsina da Fonseca (Rua São Francisco Xavier, 95 – Tijuca)
– São Paulo: prova em 8 de agosto, às 9 horas, na Unip Vergueiro (Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso)
– Cotia: prova em 15 de agosto, às 9 horas, no Colégio Sidarta (Estrada Fernando Nobre, 1.332 – Granja Viana)
– Sorocaba: prova em 23 de agosto, às 13 horas, no Colégio Uirapuru (Av. Professor Arthur Fonseca, 633 – Jardim Panorama)

Confira as informações sobre o resultado da prova presencial:

Os candidatos aos projetos Alicerce e Bolsa Talento no Rio de Janeiro poderão conferir o resultado da prova presencial no dia 31 de julho.

Os candidatos ao projeto Alicerce em São Paulo e em São José dos Campos e ao projeto Bolsa Talento em São Paulo, Cotia e Sorocaba poderão verificar o resultado da prova presencial no dia 31 de agosto.

O resultado será divulgado no site do Ismart, na seção ‘Blog’, e no sistema do processo seletivo do Ismart, no site http://www.primeiraescolha.com.br/ismart. O candidato poderá acessar o link “Acompanhar o resultado” e fazer login usando o nome completo, data de nascimento e e-mail cadastrados.

Os alunos classificados na prova presencial participarão de uma entrevista individual. Após a divulgação do resultado da prova presencial, a equipe do Ismart entrará em contato com os candidatos para a marcação das entrevistas individuais. O contato será feito por telefone.

Os candidatos devem conferir no sistema de inscrição (no site http://www.primeiraescolha.com.br/ismart) se os telefones para contato estão corretos. Caso seja necessário mudar alguma informação, o aluno poderá enviar um e-mail para o endereço [email protected].