Skip to main content

* Por Leonardo Florentino

Em uma das bibliotecas de Yale

Em uma das bibliotecas de Yale

Olá, pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre minhas primeiras impressões aqui em Yale (ou seja, uma infinidade de coisas novas). Nas próximas publicações pretendo falar mais sobre meus cursos e passeios que farei.

Eu realmente não sei por onde começar, porque sempre estamos fazendo coisas novas e divertidas e estamos conhecendo locais novos a todo momento. Sinto que já entrei no espírito do programa, ou seja, estou EXPLOrando sempre que possível.

Bem, posso dizer que ao chegar aos Estados Unidos fiquei impressionado com o tamanho das coisas. Aqui é tudo organizado, não vejo lixo no chão e todos respeitam as sinalizações. Me espantei, quando cheguei a New Haven, com a beleza das construções da universidade. Por todo lado há construções de mais de 200 anos ao lado de construções recentes que obedecem ao estilo dos prédios antigos.

Mal cheguei à universidade e já fiz vários amigos, de todos os cantos do globo: China, Turquia, Líbano, Suíça, França, Venezuela e, claro, Estados Unidos e Brasil. É muito fácil conhecer pessoas novas por aqui, pois todos são abertos e bastante atenciosos.

Amigos que fiz em Yale

Amigos que fiz em Yale

Aula de Economia em Yale

Aula de Economia em Yale

Algo que achei bastante interessante é o funcionamento das aulas. Diferentemente do Brasil, onde o professor fica na lousa o tempo todo explicando a matéria e dificilmente abre espaço para discussões, aqui o professor senta junto com os alunos e faz com que os próprios alunos conduzam a aula, o que permite um intercâmbio muito maior de ideias e um maior aprendizado.

Logo após a teoria temos contato com um experimento ou atividade que ajuda a entender melhor o que foi explicado. Para se ter uma ideia, dias atrás tive uma aula sobre oferta e demanda e logo após a explicação fizemos uma atividade onde vendíamos e comprávamos produtos de nossos colegas.

Aproveitei também esses primeiros dias para conhecer as bibliotecas de Yale. Próximo ao meu câmpus há duas, a Bass Library e a Sterling Memorial Library, que estão interconectadas por um túnel. Achei as duas maravilhosas! Ambas têm uma arquitetura bastante característica, principalmente a Sterling Memorial (em estilo gótico) e seu acervo de livros é enorme! As duas, juntas, têm cerca de 4,1 milhões de livros.

Todas as noites nós temos um “evento principal”, que reúne praticamente toda a comunidade do Explo. Houve, por exemplo, uma competição entre dois pianistas, na qual eles tocavam as músicas que pedíssemos. No final, virou um show, com várias músicas recentes sendo tocadas. Pude me divertir bastante, dançando com meus novos amigos. Todos esses eventos tornam Yale uma universidade bastante acolhedora, e foi isso que senti desde o primeiro minuto em que estou aqui.

Universidade Yale

Universidade Yale

Bem, por enquanto é isso. Espero que vocês estejam gostando do blog e continuem ligados, pois coisas novas estão por vir.

See ya‘!

One Comment

Deixar comentário