Skip to main content

Os alunos do Ismart Online farão em novembro e dezembro as apresentações finais dos projetos que desenvolveram ao longo do ano de 2015. Os grupos de estudantes do 8º ano do ensino fundamental criaram aplicativos de celular para resolver problemas nas áreas de educação, saúde e meio ambiente. Já as equipes do 9º ano utilizaram técnicas como animação stop motion e impressão 3D para falar de suas trajetórias no programa. Os eventos de encerramento contarão com a presença de uma banca de avaliadores dos projetos.

Com o projeto Ismart Online, lançado em 2014, alunos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e São José dos Campos ganharam acesso exclusivo a conteúdos e exercícios de português e matemática em uma plataforma digital criada pela Geekie, startup de tecnologia aplicada à educação. Os estudantes também participam de missões e eventos inspiradores e desenvolvem projetos para estar cada vez mais preparados para os desafios do ensino médio.

Nos workshops presenciais, a turma do 8º ano aprende a criar aplicativos de celular com a plataforma da Fábrica de Aplicativos. Para o aluno Ricardo Alves, que estuda na Escola Municipal Professor Josué de Castro, no Rio de Janeiro, participar do projeto tem sido “gratificante”. “O Ismart Online me dá oportunidades que, até então, eu não sonhava ter”, diz o estudante que, junto com seu grupo, está desenvolvendo um app com dicas de língua portuguesa e matemática.

A turma do 9º ano (que entrou para o Ismart Online em 2014) conheceu neste ano ferramentas como impressão 3D, robótica, programação em linguagem Scratch e animação stop motion. Em grupos, os alunos vão utilizar alguma dessas técnicas para contar suas jornadas no programa. Para isso, também tiveram o apoio de um workshop sobre storytelling.

A estudante Tamires Vieira, da EMEF Jardim da Laranjeiras, zona leste de São Paulo, se juntou ao grupo para produzir uma animação utilizando imagens que representem todos os acontecimentos da trajetória no Ismart Online. Para isso, estão utilizando os softwares Adobe Photoshop e Windows Movie Maker. “A animação cativa e chama a atenção. Pretendemos conseguir mostrar ao público o quão bom foram esses dois anos. Queremos que eles sintam, mesmo que um pouco, o que nós sentimos ao fazer parte do projeto.”