Skip to main content

Consultoras da Asap tiram dúvidas de universitários sobre processos seletivos

O Ismart lançou em agosto o programa Você no Mercado, em parceria com a consultoria de recursos humanos Asap, com o objetivo de preparar os bolsistas universitários para a entrada no mercado de trabalho. A partir de então, os alunos do terceiro ano em diante iniciaram consultas individuais com os consultores da Asap, nas quais participam de simulação de entrevista pessoal e recebem feedback sobre o currículo. “Esperamos inserir esses jovens talentos em empresas onde possam se desenvolver como profissionais e seres humanos”, diz Carlos Guilherme Nosé, CEO da Asap, na entrevista abaixo:

Como surgiu a parceria da Asap com o Ismart?
Em uma conversa com a diretora do instituto, tivemos a ideia de formar uma parceria, em que eu usaria a estrutura e know-how da Asap para orientar a inserção dos universitários do Ismart no mercado de trabalho e conectá-los com nossos clientes (empresas de diferentes segmentos). Temos assim um modelo onde todos saem ganhando: os jovens terão oportunidades de entrevistas de trabalho em grandes empresas, o Ismart dá um passo a mais na sua história de sucesso, a Asap auxilia seus clientes a encontrar jovens com alto potencial e motivados a aprender, e, sem dúvida, as empresas, que terão jovens bem formados à disposição.

Por que a Asap quis fechar a parceria com o Ismart?
Eu pessoalmente sempre me encantei com o Ismart. Acredito no projeto, bem como na seriedade das pessoas envolvidas. Acredito que o Ismart é um projeto de alto impacto na sociedade e que estará transformando as próximas gerações no Brasil.

Como foi desenhado o programa Você no Mercado?
O programa foi desenhado após alinharmos junto com o Ismart quais eram as principais dificuldades dos jovens. Em paralelo a isso, realizamos em agosto uma oficina denominada “Processo Seletivo”, no Rio de Janeiro e em São Paulo (clique para ver fotos), que teve como foco apresentar conteúdos de processos seletivos como elaboração do currículo, entrevista e dinâmica de grupo. Esta etapa ajudou a enriquecer o nosso trabalho para formatação do programa, pois novas dúvidas e conteúdos surgiram, o que ampliou nossa visão e conteúdo.

Qual o papel dos consultores da Asap neste programa?
Eles atuam como multiplicadores para orientar os jovens do Ismart na busca por oportunidades no mercado de trabalho que estejam alinhadas com a sua formação, interesse, e que possam atuar felizes nas organizações. Os jovens participam de uma simulação de entrevista pessoal, e ao final, recebem feedback sobre o currículo, postura na entrevista, negociação salarial, competências pessoais, entre outros. Nosso maior objetivo é simular situações reais no mercado de trabalho, e, ao mesmo tempo, servir como apoio às dúvidas que podem surgir durante esse processo. Muitas delas são recorrentes, independente da senioridade do profissional.