Skip to main content

O bolsista do Ismart Alexandre Fernandes de Lima, de 19 anos, está realizando um intercâmbio nos Estados Unidos desde o dia 9 de janeiro. Aluno de Engenharia Mecatrônica no Insper, em São Paulo, ele foi aceito para o Study of the U.S. Institutes for Student Leaders, organizado pelo Departamento de Estado Americano.

O SUSI, como o programa é conhecido, tem o objetivo de aprimorar as habilidades de liderança de jovens universitários – a edição da qual Alexandre participa é voltada para latino-americanos e aborda questões relacionadas ao governo e à história dos Estados Unidos. Os alunos retornarão a seus países em 13 de fevereiro.

+ Veja mais informações sobre alunos que fizeram intercâmbio

Alexandre soube do SUSI pelo colega bolsista do Ismart Gustavo Torres, que atualmente estuda na Universidade Stanford, nos Estados Unidos. No processo seletivo, o aluno do Insper precisou descrever suas habilidades e dizer como pretende compartilhar o que aprendeu durante o intercâmbio em sua volta ao Brasil.

No prédio dos cursos de Engenharia do Insper, em São Paulo No prédio onde funcionam os cursos de Engenharia do Insper, em São Paulo

Sonho jovem

“A maioria do pessoal que está aqui comigo empreende, faz parte de projetos ou tem uma história de vida sensacional”, diz Alexandre. Ele atualmente responde como CEO, ou líder principal, do Descobrindo o Sonho Jovem (DSJ), projeto social criado em 2013 por Gustavo e outro colega do Ismart, João Victor Araujo, que ajuda adolescentes a identificar seus sonhos e lutar por eles. A iniciativa foi levada a escolas públicas de bairros periféricos e conta com o apoio de uma rede de educadores e psicólogos.

Em novembro de 2014 a revista Veja São Paulo fez uma reportagem sobre o DSJ para a seção “Paulistanos Nota Dez”, e em julho de 2015 os fundadores apresentaram o projeto em um fórum civil dos Brics (grupo que reúne representantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Moscou.

Alexandre conta que em sua faculdade tem estudado bastante sobre o papel de um líder e o poder que ele tem para impactar as pessoas. “Me interesso muito pelo assunto. Sinto que tenho o perfil de um líder e sei o quanto essa característica é marcante nas pessoas que me inspiram.”

Programação

O aluno está hospedado em Amherst, no Estado de Massachusetts, no alojamento do instituto onde ocorre parte das atividades, junto com outros 19 jovens de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai (são cinco participantes de cada país).

O intercâmbio inclui visitas às cidades de Nova York, Washington, Boston e Tucson e aulas nas melhores universidades americanas, como Harvard, Columbia e MIT. Alexandre também participará de trabalhos voluntários e passará alguns dias na casa de uma família americana, para conhecer melhor a cultura do país. E, na última semana, contará sua experiência em uma apresentação na Casa Branca.

Alexandre estudava no CEU EMEF Casa Blanca, na zona sul da capital paulista, quando conheceu o Ismart. Ele foi aprovado no processo seletivo para o Projeto Alicerce em 2010 e ingressou no Colégio Objetivo no ano seguinte. No mais recente processo seletivo do Ismart, o irmão mais novo de Alexandre, Rodrigo, também foi aprovado – e agora, em 2016, cursa o 8º ano do ensino fundamental no Objetivo, com o apoio do Ismart.