Skip to main content
BlogDica do Analista

Dica de livro: “E Se?”, de Randall Munroe

* Na seção #DicaDoAnalista, confira resenhas de livros sugeridos pelos analistas, profissionais da equipe do Ismart com formação em Pedagogia ou Psicologia que realizam o trabalho de desenvolvimento dos bolsistas da educação básica.

* Por Fernanda Cardoso Fraga Fonseca, da equipe Ismart em São José dos Campos

Na capa já se lê: “Respostas científicas para perguntas absurdas”. E não há melhor forma de se descrever este livro. Confesso que o escolhi por pura identificação (sou uma pessoa curiosa e às vezes me vêm perguntas absurdas à cabeça). E também porque não aceito respostas que não são lógicas ou possíveis de serem comprovadas (leia-se não aceito respostas que não são científicas). Isso é como uma praga. Como se eu tivesse uma coceira mental apenas possível de ser remediada com informação.

Sabe aquelas perguntas para as quais você não sabe a resposta e acha que será muito difícil alguém saber? São essas perguntas que o físico Randall Munroe recebe em seu site XKCD (xkcd.com – em inglês) e que foram selecionadas para este livro (“E Se?”, da Companhia das Letras).

São perguntas enviadas por leitores de todas as partes do mundo e sobre várias áreas do conhecimento. Por exemplo:

– Sociologia: “E se todo mundo tivesse uma alma gêmea, que fosse uma pessoa aleatória em qualquer lugar do mundo?”.
– Química: “E se você fizesse uma tabela periódica de tijolos em forma de cubo, sendo cada tijolo composto pelo elemento correspondente?”.
– Astronomia: “O que aconteceria com a Terra se o Sol desligasse de repente?”.

As respostas de Randall são sempre bem-humoradas e ilustradas, o que torna a leitura fácil e agradável mesmo quando a resposta é complexa. As ilustrações que recheiam as páginas, inclusive, são do próprio autor.

+ Leia um trecho do livro (em PDF)
+ Veja todos os livros indicados pela equipe Ismart

O interessante deste livro é que o autor sempre se aprofunda na resposta e acaba criando até outras perguntas e hipóteses relacionadas à pergunta original. No entanto, o aprofundamento, eu diria, dá-se na medida certa – nunca é demais a ponto de cansar o leitor. Por vezes, me lembrou o estilo de perguntas e respostas do canal do Youtube Nerdologia que, por sinal, também recomendo a quem é curioso e admirador das ciências (se você não conhece, entre agora e veja os mais de 100 vídeos publicados; mas veja logo, pois toda quinta-feira sai vídeo novo e você não vai querer acumular… rsrs).

O livro “E Se?” tem a vantagem de não precisar ser lido em sequência. Você pode olhar as questões na ordem que quiser. O leitor também pode selecionar e ler apenas as questões que mais lhe intrigam sem prejuízos no entendimento (entretanto, recomendo fortemente a leitura mesmo do que não te interessou à primeira vista, pois não me arrependi quando fiz isso).

Por fim, farei uma sugestão que parecerá um pouco estranha, mas lá vai: recomendo este livro a todos que não gostam de ler. Por quê? Porque quem não gosta de ler quase sempre justifica seu “desgosto” pela leitura pela falta de tempo ou paciência. Também já ouvi: “Prefiro a área de Exatas”. Nestes casos, este livro é indicado, pois a leitura é fácil, não cansa e não precisa ser sequencial. As respostas são práticas, reais e um prato cheio a todos os curiosos e admiradores das ciências.

Livro_E-Se