Skip to main content
BlogDica do Analista

Dica de livro: “Os da Minha Rua”, de Ondjaki

* Na seção #DicaDoAnalista, confira resenhas de livros sugeridos pelos analistas, profissionais da equipe do Ismart com formação em Pedagogia ou Psicologia que realizam o trabalho de desenvolvimento dos bolsistas da educação básica.

* Por Bruno Gonçalves de Oliveira, da equipe Ismart no Rio de Janeiro

Assim que se bate o olho no nome do autor de “Os da Minha Rua” (Editora Caminho), Ondjaki, você poderia começar a imaginar quais tipos de histórias exóticas e diferentes poderiam existir neste livro. Pelo quê o angolano Ondjaki passou para escrever esta obra?

Admito que entrei no livro com a expectativa de ver uma história de vida dura e muito diferente da que eu ou alguém próximo pudesse ter. Bem, que bela surpresa!

Na obra, o autor nos traz 22 contos que retratam momentos de sua infância em Luanda, tendo como personagens a família, vizinhos e amigos, ou seja, seres comuns a qualquer leitor. Os contos são bem curtos e relatam momentos isolados de sua história e, a cada conto lido, não pude deixar de fazer paralelos com minha própria infância: as brincadeiras de rua, a relação com a família, os casos da escola que relembro até hoje (o professor assustador, por exemplo, rsrs).

+ Leia um trecho do livro (em PDF)
+ Veja todos os livros indicados pela equipe Ismart

Simplicidade e leveza seriam as palavras para descrever a experiência da leitura do livro. Ele é pequeno e pode ser lido em um dia, de forma divertida e agradável.

A forma como a narrativa é apresentada consegue nos colocar através dos olhos de uma criança, com sua inocência sobre certos aspectos do mundo que a cerca, os mistérios e a fantasia presentes em cada coisa de nossas vidas nessa idade. Durante a leitura você vai encontrar palavras que provavelmente nunca ouviu na vida e, caso fique muito perdido ou incomodado, há um glossário no fim do livro para você se situar.

Você sabe o que é “mujimbeiro”? E “bué”? “Onkhako”? “Ngonguenha”? Pois é.

Eu, particularmente, achei mais divertido tentar entender pelo contexto. Não é nada que atrapalhe o fluxo de leitura.

Ao passar por todas as histórias de Ondjaki e seus personagens curiosos e carismáticos, você fica se perguntando: como seria a sua própria história escrita em um livro? Quais personagens elencaria e quais os momentos-chave de sua infância que contribuíram para que você se tornasse no seu “eu atual”? Vale o exercício.

Livro_Os-da-minha-rua