Skip to main content

O bolsista universitário do Ismart Guilherme Zaru Gomes da Silva, de 19 anos, teve a oportunidade de conhecer Warren Buffett, de 85, um dos mais bem-sucedidos investidores de todos os tempos e terceiro homem mais rico do mundo, segundo a revista “Forbes”. Sua fortuna é estimada em US$ 59,9 bilhões.

O aluno conquistou uma das bolsas oferecidas pelo programa “Jornada Warren Buffett”, criado em 2007 e que tem sido realizado anualmente desde então. O ponto alto da programação foi a sessão de perguntas e respostas com o megainvestidor em Omaha, no Estado americano do Nebraska, onde fica a sede da Berkshire Hathaway – empresa comandada por Buffett.

+ O que o megainvestidor Warren Buffett busca em um líder?
+ 9 livros recomendados por Warren Buffett

Guilherme viajou em janeiro com os outros participantes da jornada. O programa incluiu ainda sessões informativas de grandes companhias do portfólio da Berkshire e visitas a empresas e universidades próximas à cidade de São Francisco, na Califórnia.

Hoje aluno do segundo ano de Economia do Insper, em São Paulo, Guilherme ingressou no Ismart em 2012, pelo Projeto Bolsa Talento, para cursar o ensino médio no Colégio Objetivo. Fez o ensino fundamental na EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão.

Ismart_Guilherme_Zaru_Warren_Buffett-9

+ Informações sobre alunos do Ismart que fizeram intercâmbio

O estudante soube da Jornada pelo Comitê Executivo, grupo de universitários responsável por atividades de desenvolvimento da comunidade de bolsistas do Ismart no ensino superior. Confira abaixo os principais comentários de Guilherme sobre a programação nos Estados Unidos.

Programa

“O programa consiste em possibilitar que jovens brasileiros com potencial transformador tenham um contato próximo com a mente brilhante de Warren Buffett. E, através da chamada Missão de Descobrimento, que é uma viagem a uma cidade dos EUA, os participantes conhecem uma nova cultura, novas possibilidades, horizontes e pessoas com influência global, para voltarem ao Brasil inspirados em melhorar o país de alguma forma e retribuir por serem tão privilegiados.”

Warren Buffett

“O dia que passamos com o senhor Buffett começou com uma passagem pela frente de sua casa, onde ele mora há mais de 50 anos. É uma casa grande, mas se confunde facilmente com as outras casas da região. Depois visitamos sua empresa de mobília, que tem a maior loja dos EUA em Omaha.”

“É incrível como as pessoas se sentem como família naquela cidade e nas empresas do senhor Buffett, coisa com a qual ele sempre sonhou!”

“Às 10h chegamos à Berkshire para a sessão de perguntas e respostas (Q&A) com ele. Durou duas horas e basicamente discutimos economia e investimentos. A frase mais marcante que ouvi dele foi: ‘Eu meço meu sucesso pela quantidade de pessoas que me ama. Amor incondicional foi o que me fez chegar aonde cheguei e conquistar cada passo em minha vida’.”

“Depois almoçamos com o senhor Buffett. Além de nós, brasileiros, havia mais uns 150 alunos de diversas instituições de ensino americanas, como a UCLA e a Universidade de Notre Dame. Por sorte, na noite do mesmo dia conseguimos marcar um jantar com ele e nós, brasileiros. Foram três horas inesquecíveis, emocionantes demais! Nunca vou me esquecer da resposta que recebi para a pergunta: ‘Senhor Buffett, como a nossa geração, as pessoas aqui neste jantar, pode fazer do mundo um lugar melhor?’. Ele disse: ‘Sejam bons cidadãos. Vocês vivem na melhor época do mundo em que poderiam viver, e são privilegiados. Deem o exemplo sempre!’.”

Visitas

“Visitamos empresas tão diversas que todos pudemos ter contato com algo com que somos apaixonados. Na Califórnia, fizemos em média duas visitas por dia. Estivemos em empresas de investimentos, do mundo esportivo e de tecnologia (como o Google e o Dropbox), por exemplo.”

Ismart_Guilherme_Zaru_Warren_Buffett-7

“Também fomos a duas universidades, uma tradicional (Stanford) e outra inovadora na área de empreendedorismo (Draper).”

Ismart_Guilherme_Zaru_Warren_Buffett-8

Em Stanford, encontro com o colega do Ismart Gustavo Torres

Em Stanford com o colega do Ismart Gustavo Torres, aluno da universidade americana

“A visita que mais me agregou, sem dúvidas, foi ao fundo Valiant, que gere US$ 3 bilhões. Chamou a minha atenção por ser uma área onde quero trabalhar, provavelmente no início da carreira, e ter uma visão de investidor global foi ótimo.”

“Os organizadores não poderiam ter escolhido um melhor lugar para gente ficar. A Califórnia e São Francisco, particularmente, são o centro empreendedor e tecnológico do mundo. Um local de muitas possibilidades. Além de tudo, tem uma beleza sem igual – a Golden Gate Bridge que o diga!”

Ismart_Guilherme_Zaru_Warren_Buffett-11

E agora?

“Os brasileiros que foram comigo tornaram a viagem inesquecível e incrível. Conheci pessoas que, tenho certeza, em um futuro próximo, estarão liderando o Brasil seja na politica ou no mundo empresarial. Pessoas que estão mais inspiradas do que nunca a melhorar o nosso país. Voltei para casa com a mente muita mais aberta às possibilidades e oportunidades que temos de mudar esse país e de fazer coisas muito grandes. Mas, principalmente, voltei com vontade de fazer daqui um lugar melhor para o máximo de pessoas possível!”