Skip to main content

Os bolsistas do Ismart Caroline de Souza Moura, Gabriela Fernandes, João Pedro de Jesus Pereira e Mirela Rodrigues de Oliveira foram premiados na 14ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A competição ocorreu na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) entre os dias 15 e 17 de março.

A Febrace é a maior feira de ciências do Brasil para estudantes do ensino fundamental e médio. A edição 2016 contou com mais de 3.000 inscrições e teve mais de 400 trabalhos expostos.

O trabalho de Gabriela e Mirela, ambas do 3º ano do ensino médio no Colégio Lourenço Castanho, ficou com o 1º lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas. Elas estudaram verticalização e precarização das moradias nas favelas de São Paulo e desenvolveram um índice que torna possível prever a ocorrência de um adensamento futuro em áreas de verticalização precária. Saiba mais sobre o projeto neste link: http://febrace.org.br/virtual/2016/SOC/83/.

O projeto também recebeu os prêmios “Destaque” da Editora da USP e da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) na categoria Excelência em Iniciação Científica.

Além disso, Gabriela e Mirela conquistaram uma vaga na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e ganharam um tablet e uma assinatura de revista científica.

Já o trabalho dos alunos Caroline e João, que cursam o 3º ano do ensino médio no Colégio Santo Américo, terminou em 4º lugar, entre 60 finalistas, na categoria Ciências Exatas e da Terra. O projeto se chamava “Uso de cloreto férrico para detecção de bisfenol em diferentes materiais”. Saiba mais neste link: http://febrace.org.br/virtual/2016/EXA/269/.

Febrace_2

* As fotos são da Febrace