Skip to main content

* Por Cassio Tales

Cassio_Yale_Post_1_Foto_1

Oi, pessoal! Meu nome é Cassio Tales e estudo no Colégio Bandeirantes, em São Paulo. Cheguei aos Estados Unidos no domingo de manhã e à Universidade Yale no comecinho da tarde. Aqui, estou participando do programa Explo. Tudo muito bem organizado, com pessoas muito animadas e felizes (principalmente staffs do Explo). Foi incrível ver aquela energia e receptividade, e foi contagiante!

Nos primeiros dois dias – segunda e terça – tivemos mais uma apresentação das aulas do que as próprias aulas em si, mas já deu pra ter uma noção de como são. Eu estou fazendo Economia e Modelo da ONU de manhã e um workshop de Gerenciamento de Crise Internacional – Epidemia durante a tarde.

Os cursos são incríveis! No de Economia, a gente usa um modelo bem de faculdade americana: um professor orientando e falando o mínimo possível, e alunos colocando a mão na massa e fazendo pesquisas e debates, o que é muito mais legal e eficiente que uma pessoa falando por uma hora e meia tentando injetar algo na sua mente, como vemos hoje no Brasil. No Modelo da ONU e na Crise, não tem muito que falar. São cursos de debates, mas ainda não começamos efetivamente a discutir diplomacia.

As pessoas aqui são maravilhosas! Tem mais de 700 alunos no Explo de todos os cantos do mundo. Estou cercado de franceses, americanos, mexicanos, árabes, chineses e até russos (mas nada supera os britânicos e o sotaque deles <3). Todo mundo é muito aberto, muito amigável e entusiasmado, e sempre tentam incluir o máximo de gente em todos os momentos. Acho que mentiram pra mim quando falaram que só os brasileiros são calorosos, hahahaha.

E essa arquitetura, gente? Eu me sinto como se estivesse atuando num filme de universitários americanos, porque esse câmpus é gigante e tem a cara da cultura americana! É um lugar muito convidativo, muito bonito, maravilhoso pra viver e também ótimo pra tirar fotos.

Cassio_Yale_Post_1_Foto_2Não tenho muito que dizer ainda. São muitas coisas novas e nem sei por onde começar sem deixar esse texto parecendo uma bíblia. Mas com certeza contarei mais em breve pra vocês, prometo!

Daqui pra frente, vou me dedicar em me abrir mais aqui nesse câmpus, porque digamos que ainda tenho um pouquinho de vergonha de falar com desconhecidos. Mas estou aos poucos fazendo novos amigos, e é exatamente isso que quero: pessoas pra ter na minha vida e poder debater com elas, dentro e fora do Explo. E, sim, eu tô evitando os brasileiros. Muitos são legais, mas eu quero fazer um intercâmbio cultural bem rico!

Deixei aqui no post duas fotinhas bem legais que tirei por aqui: uma entre o Connecticut Hall e o McClellan Hall (a panorâmica lá do começo do post) e uma minha no Connecticut Hall (que ficou perfeita!). Tudo isso é muito lindo, e vou certamente mostrar mais na semana que vem!

Deixar comentário