Skip to main content
Universidades Internacionais

Bike, Nova York e discussões

* Por Cassio Tales

E aí, pessoal, tudo bom com vocês?

Hoje eu tenho algumas coisas bem interessantes pra contar, apesar de elas contemplarem só os três últimos dias (definitivamente, os mais interessantes da semana, hahaha). Vou separar por dias, assim ninguém se perde.

Sábado: Bike Tour no meio de Connecticut

Aqui no Explo nós temos quatro dias com viagens, duas em cada fim de semana, com vários destinos. Fui nesse dia pro Bike Tour: uma volta de bicicleta ao redor do Lago Waramaug, em uma das reservas ambientais do estado, e uma trilha até o topo da montanha mais alta.

A volta de bicicleta foi um êxtase sem precedentes: a sensação de liberdade, vento no rosto, uma paisagem bonita e um toque de adrenalina e suor. A cada milha, uma nova paisagem diferente e mais bonita!

Cassio_Yale_Post_3_Foto (4)

Isso cansou. Foram 9 milhas (cerca de 15 km) até o fim do percurso. Confesso que ainda sinto algumas dores por causa daquele banco mal regulado, mas valeu a pena!

A trilha, por outro lado, foi extremamente mais cansativa. Subidas íngremes, pedras bem irregulares no chão que faziam a gente tropeçar a cada 27 segundos, e um calor desgraçado. Mas deu tudo certo, e valeu a pena! Julguem por vocês mesmos:

Cassio_Yale_Post_3_Foto (7)

Domingo: Nova York – Cirque du Soleil

Confesso que, desde pequeno, tinha vontade de assistir a um espetáculo do Cirque du Soleil. Eu os via na TV e achava maravilhosas as apresentações, as acrobacias, absolutamente tudo. E ter o privilégio de poder assisti-los ao vivo foi… incrível.

Cassio_Yale_Post_3_Foto (5)Eu vi o espetáculo Paramour, uma mistura de peça com circo, onde eles encenaram a vida de um diretor de cinema enquanto fazia o “melhor filme do mundo”, que contemplava nove filmes ótimos. O resto eu não posso contar, vocês precisam assistir! E nem tem como descrever: as danças e as acrobacias são inacreditáveis. Passei a valorizar muito mais o trabalho dos bailarinos, acrobatas e atores de teatro.

Infelizmente não pude tirar foto do espetáculo pra mostrar pra vocês, era proibido! 🙁

E Nova York… ah, que cidade linda. Uma mistura de São Paulo com Las Vegas. Só em duas quadras consegui tirar foto da Times Square (de longe), da Public Library, do prédio da Dow Jones e do Bank of America. É muita coisa linda junto!

Times Square!

Times Square!

Visitem Nova York o quanto antes. Vai ser meu primeiro destino na próxima vez em que eu viajar pra cá!

Segunda-feira: Finalmente, debates de verdade!

Depois de muita regra e muito conceito, FINALMENTE tivemos nossos primeiros debates nas aulas de Economia e de Modelo da ONU.

Em Economia, passamos 60 minutos discutindo sobre o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) sob a visão econômica, sendo metade da sala a favor e a outra metade contra a saída. O debate se baseou nas regras do parlamento inglês, e nós fizemos o papel de ministros do Parlamento. Eu era do grupo contra o Brexit, e apontei principalmente fatos econômicos relacionados à relação comercial do Reino Unido com os países da Europa sem o privilégio das baixas tarifas alfandegárias (resumindo: eu falei das importações/exportações e dos impostos sobre elas). Mas surgiram assuntos relacionados à queda da libra e do PIB britânico, aos refugiados e migrantes, e a inflação que pode chegar ao país. Os resultados do lado vencedor do debate serão divulgados só daqui a uns dias.

Na aula de Modelo da ONU, iniciamos o tema da nossa simulação: a Guerra Civil do Iêmen. Por uma ironia do destino, eu sou delegado do… IÊMEN! Hahaha.

O dia contou só com alguns discursos de abertura, mas foi o suficiente pra deixar todo mundo no ritmo do comitê. Ainda não adotei uma estratégia, mas irei pesquisar mais sobre o tema e representar meu país com unhas e dentes, na maior realidade possível. I can do it one more time!

No workshop de Gerenciamento de Crise Internacional, tivemos ótimas notícias! Nosso país fictício, Stanland, conseguiu apoio dos vizinhos e está com a doença controlada, sem uma taxa epidêmica alta. Iremos receber o resultado das nossas medidas na terça-feira (esse texto foi escrito ontem, segunda-feira), e saberemos se a epidemia está em controle ou se todos irão morrer!

Os resultados das aulas de Economia e de Crise Internacional eu contarei num próximo post, ainda nesta semana. Aguardem!

Por hoje é só isso. Me prolonguei, mas valeu a pena! See ya!

Deixar comentário