Skip to main content

Aos 12 anos, Beatriz Cordeiro descobriu no seu dia a dia o poder transformador de uma educação de excelência. Como bolsista do Projeto Alicerce, ela frequentou por dois anos – no 8º e no 9º ano do ensino fundamental – a escola pública pela manhã e a particular, parceira do Ismart, à tarde. “Em um único dia eu via duas realidades opostas. A escola pública, com todas as suas dificuldades, e o Colégio Bandeirantes, com aula em tablet, professores atenciosos e preparados. Isso causa impacto em mim até hoje”, diz.

Hoje Beatriz tem 16 anos e está prestes a terminar o ensino médio, que cursou inteiramente no Bandeirantes, em São Paulo, após o cursinho preparatório do Projeto Alicerce. Agora se prepara para atingir um novo sonho: cursar a faculdade no exterior.

VEJA MAIS: Histórias de Sucesso

Antes de entrar para o Ismart, porém, a jovem nunca havia considerado essa opção. “Na primeira Convenção de Alunos e Famílias do Ismart, conheci uma bolsista que estava estudando fora. Não sabia dessa possibilidade e fiquei encantada.”

Com o objetivo definido, Beatriz começou a trilhar o caminho para alcançá-lo. Inscreveu-se no MLAB, programa que oferece mentoria de alunos de Harvard, ingressou em um curso preparatório do Ismart para estudar fora e acabou conseguindo uma bolsa da EducationUSA, que vai ajudá-la a pagar os custos dos processos seletivos para as universidades americanas.

E enquanto faz tudo isso ela ainda encontra tempo para estudar matemática avançada e construir foguetes. “Essas duas experiências me direcionaram para a área de exatas”, diz a jovem, que pretende cursar Engenharia Química.

Em 2016, Beatriz sentiu o gostinho do que seria estar em uma universidade americana. Selecionada para um curso de verão em Yale, ela passou três semanas tendo aulas de Engenharia Sustentável, Psicologia Social e Gestão de Crise Internacional.

Certa do que quer para o futuro, a jovem tem consciência das ferramentas que vão ajudá-la a atingir seus objetivos. “Quando entrei para o Ismart eu queria muito estudar, mas não fazia ideia do que isso poderia me trazer. Hoje tenho certeza do que posso alcançar com meu esforço, pois sei que tenho suporte para conseguir tudo que desejo.”