Skip to main content

A jornada formativa dos alunos do Ismart Online se divide em dois grandes blocos. De um lado, estimula-se o desenvolvimento acadêmico – e, para isso, eles têm acesso a conteúdos e exercícios de linguagens e matemática em uma plataforma exclusiva. A partir deste ano, os estudantes também passaram a se preparar para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles escreveram textos sobre temas propostos e receberam a correção desses textos com comentários, para que, com orientação especializada, pudessem reescrever a redação e melhorar seu desempenho.

O trabalho, que estimula a escrita contínua e a ampliação do vocabulário, gerou resultados. A média de notas de todos os alunos, que era de 542,5 pontos no início do ano, passou para 737,5 pontos em outubro (numa escala que varia de 0 a 1.000, conforme o modelo do Enem). Ou seja, houve um aumento médio de 195 pontos nas notas dos estudantes (36%). Eles estão matriculados entre o 8º ano do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio.

Na sua primeira redação neste ano, Fabrício Neri, aluno do 1º ano do ensino médio da Etec Zona Sul, em São Paulo, fez 640 pontos. Depois de várias escritas e reescritas, ele conseguiu alcançar a marca de 940 pontos em um dos textos. “O Ismart Online supre várias necessidades que não são trabalhadas na Etec. Só neste ano escrevi 12 redações para a plataforma, e nenhuma para a minha escola pública”, diz o estudante, de 15 anos. “Fabrício é um forte candidato a ter uma redação nota 1.000 no Enem, no final do ensino médio”, afirma a coordenadora do Ismart Online, Fabiana Gonçalves.

Já o segundo bloco do Ismart Online – chamado de “módulo de cultura” – tem o objetivo de difundir o “jeito de ser Ismart” entre os jovens. Eles são desafiados a desenvolver projetos individuais e em equipe, colocando em prática não só as crenças e valores do Ismart como também competências como autonomia, comunicação, motivação, inovação e persistência.