Skip to main content

Poucos dias antes de embarcar para o programa Preparing Global Leaders Summit (PGLS), em Moscou, a estudante Enya Costa, de 19 anos, ainda não sabia se conseguiria pagar a viagem. Ela havia conseguido uma bolsa parcial para o curso, mas faltava muito para completar os R$ 6 mil necessários para cobrir todos os custos. A solução encontrada? “Fiz uma vaquinha online e consegui arrecadar o dinheiro que precisava. O primeiro desafio estava vencido”, conta.

Criado por Sam Potolicchio, professor da Universidade Georgetown, nos Estados Unidos, o PGLS é um programa de formação de lideranças que reúne pessoas de 18 a 35 anos de mais de 100 países. Em pouco mais de uma semana, eles têm simulações práticas, workshops e exercícios para aperfeiçoar a habilidade de falar em público. “Foi uma experiência sem igual poder ter contato com pessoas de vários países, trabalhar com elas no desenvolvimento de projetos e romper barreiras”, diz Enya. “Essa diversidade fez com que eu tivesse mais certeza e clareza sobre o que penso e acredito, e me ajudou a quebrar estereótipos, o que foi importante para minha evolução pessoal, acadêmica e profissional.”

Estudante do 2º ano de Direito da USP, a jovem escolheu seu curso de graduação com dois objetivos em mente: tornar-se diplomata ou trabalhar com Direito Internacional. “É muito bom viver experiências diferentes para definir com o que me identifico mais. No programa, por exemplo, conheci uma jovem diplomata croata, que me contou sobre a vivência dela. Havia ainda vários advogados que falaram sobre como é atuar em seus países de origem.”

Além de toda a experiência do programa, Enya também aproveitou para conhecer Moscou. “A Rússia é um país fascinante, mas tinha receio de como seria estar lá, dentro e fora do curso. Conversei com outros bolsistas do Ismart que já tinham feito esse programa antes, em outras cidades. Eles me incentivaram e ajudaram no processo de candidatura.”