Skip to main content
BlogInformativo Educadores

Informativo para Educadores – Abril 2018

* Esta é a íntegra da newsletter do programa “Deixe sua Marca”, enviada por e-mail aos educadores interessados em acompanhar mais de perto o trabalho do Ismart.

***

Tema do mês: Divulgação do Processo Seletivo

Caro professor, as inscrições para o processo seletivo do Ismart estão abertas até o dia 11 de junho. Neste ano, para facilitar o procedimento, reduzimos a quantidade de informações do cadastro – os dados serão solicitados em outros momentos. Mesmo assim, recomendamos aos candidatos que reservem pelo menos uma hora para o preenchimento do formulário e a realização da Prova Online. A inscrição só é efetivada após a realização da prova. Os candidatos podem se inscrever, gratuitamente, no site www.ismart.org.br/processo-seletivo. Desejamos uma ótima leitura desta nova newsletter do programa de relacionamento “Deixe sua Marca”, que traz mais informações sobre o processo seletivo do Ismart!

***

Fique por dentro

A divulgação do processo seletivo do Ismart acontece de diversas maneiras. Os principais parceiros do instituto na ação são os professores. Para reconhecer esse trabalho em conjunto, o Ismart realiza há 11 anos o Encontro com Educadores da Rede Pública. Em São Paulo, o evento deste ano, realizado em 7 de abril, teve recorde de público e contou com atividades de formação, homenagens e participação ativa do público na discussão sobre o tema “Altas Habilidades: o papel do professor no desenvolvimento de alunos talentosos”. “Buscamos contribuir com a formação dos professores e com o debate de assuntos relevantes no mundo da educação”, diz Fabiane Pinto, coordenadora de Seleção do Ismart. “Além disso, queremos agradecer aos professores que contribuíram – e muito – para a formação dos alunos. O encontro é o momento de celebrarmos essa conquista juntos.”

No Rio de Janeiro, o evento está marcado para o dia 12 de maio e as inscrições ainda estão abertas, por meio do site www.ismart.org.br/encontro-educadores. A professora da Universidade de Brasília (UnB) Angela Virgolim, autora do livro Altas Habilidades/Superdotação – Encorajando Potenciais, estará presente e responderá às perguntas enviadas pelos educadores.

+ PDF: Conheça a obra Altas Habilidades/Superdotação – Encorajando Potenciais

+ VÍDEO: Confira os melhores momentos do evento em SP

+ FOTOS: Acesse o álbum oficial do evento em SP

11º Encontro Ismart com Educadores da Rede Pública em SP

***

Você sabia?

Outra forma importante de divulgação do processo seletivo fica a cargo dos nossos bolsistas. Nos meses de abril, maio e junho, a equipe e os alunos do Ismart visitarão escolas da rede pública para falar sobre os projetos e sobre suas próprias experiências. Contamos com a ajuda dos professores para a liberação da entrada dos estudantes. Ouvir o relato de alguém que veio de uma realidade parecida pode ser a inspiração necessária para que seus alunos busquem novas oportunidades. Se quiser receber uma visita em sua escola, envie um e-mail para [email protected]!

***

#OrgulhoIsmart

No Encontro com Educadores de São Paulo contamos com a participação especial de Guilherme Zaru, bolsista do Ismart e estudante de Administração no Insper. Ele prestou homenagem à professora Rosália Oliveira, diretora da Emef Bartolomeu Lourenço de Gusmão, responsável por sua inscrição no Ismart. “Ela fez a diferença na minha história. Rosália se importava comigo, procurava oportunidades, me incentivava e me apoiava de todas as formas possíveis”, conta. Prestes a se formar, Guilherme teve uma trajetória de muito sucesso até aqui. Aluno do Projeto Bolsa Talento, do Ismart, fez o ensino médio no Colégio Objetivo e passou nos vestibulares da USP, Unifesp, FGV e Insper. Durante a graduação, teve experiências internacionais, como a Jornada Warren Buffett e o programa Preparing Global Leaders Academy. Desde janeiro deste ano, Guilherme trabalha no fundo de investimentos Warburg Pincus. E seus sonhos são grandes: ele, que deve se formar no fim do ano entre os primeiros alunos de sua turma, vai tentar um MBA em Harvard ou em Stanford. Por tudo isso, Guilherme Zaru é #OrgulhoIsmart!

***

Compartilhando bons exemplos

Criar uma disciplina eletiva, oferecer exercícios extras, tirar dúvidas e elaborar planos de estudo são algumas das ações que o professor Renato Aguiar, da Escola Municipal República do Peru, no Rio de Janeiro, desenvolveu para ajudar seus alunos a alcançar bons resultados nas Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Mesmo com tudo isso, o professor achou que os alunos ainda precisavam de um incentivo extra. A solução foi trazer até eles histórias de estudantes que conseguiram ir além por causa de atividades como as olimpíadas acadêmicas. E para fazer isso ele nem precisou ir muito longe: bastou distribuir uma reportagem que conta a história de Tábata Amaral de Pontes, jovem da periferia de São Paulo que, por causa dos resultados na Obmep, conseguiu bolsa de estudo em uma escola particular e, depois, graduou-se em Harvard. “Ela tem uma história bacana, principalmente porque resolveu voltar para o Brasil para contribuir com a educação. Os alunos ficam inspirados e muito mais motivados. Eles se emocionaram porque se identificaram com a história dela”, conta Renato.

Desenvolver e reconhecer os talentos dos alunos é uma ação permanente, que necessita da disponibilidade e dedicação dos professores. E o que não faltam nas escolas da rede pública são práticas enriquecedoras. Por isso, vamos divulgar nas próximas newsletters atividades feitas por educadores que estimulam o desenvolvimento dos alunos. Se assim como o professor Renato Aguiar você também realiza alguma ação que pode ser replicada em outras escolas, conte para nós pelo e-mail [email protected]!