Blog

Informativo para Educadores – Junho 2018

28/06/18

1- TEMA DO MÊS: Prova Presencial

Caro professor,

O processo seletivo do Ismart segue para sua segunda fase. Cerca de 6.300 candidatos, que  acertaram mais de 50% das questões e alcançaram as melhores notas em Português e Matemática, foram classificados para a Prova Presencial. Grande parte deste resultado tão positivo e histórico no Ismart é por esforço, dedicação e confiança de cada um de vocês. Obrigado por acreditarem nessa história com a gente.

A lista com os aprovados na Prova Online já pode ser acessada aqui. E fiquem atentos! A Prova Presencial começa a ser aplicada a partir do dia 8 de julho, no Rio de Janeiro. Para ajudar seus alunos na preparação, consulte aqui as provas anteriores e o conteúdo programático neste link.  Aproveite o material e converse com os estudantes para que cheguem calmos para a avaliação. Vale a pena também dar uma olhada no Guia Prático que desenvolvemos para auxiliar durante o processo.

Boa leitura!


2- FIQUE POR DENTRO

Para fazer a Prova Presencial é obrigatório que o candidato tenha em mãos o comprovante de classificação – disponível no site do Ismart -, documento com foto, e que esteja acompanhado de um responsável. Confira abaixo todos os locais e horários de realização da prova:

Datas Alicerce
Rio de Janeiro: 08 de Julho  – UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã.

São Paulo: 22 de Julho – UNIP – Rua Apeninos, 267 – Aclimação.

São José dos Campos: 28 de Julho – Colégio Poliedro – Rua Irmã Maria Démétria Kfuri, 700 – Jardim Esplanada.

Belo Horizonte: 04 de Agosto – Colégio Bernoulli –  Rua Gonçalves Dias, 3 172 – Santo Agostinho.

Datas Bolsa Talento
Rio de Janeiro: 08 de  Julho UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã.

Cotia: 21 de Julho – SIDARTA – Estrada Fernando Nobre, 1332 – Parque Rincão.

São Paulo:  22 de Julho – UNIP – Rua Apeninos, 267 – Aclimação.

Sorocaba: 29 de Julho – Colégio Uirapuru – Rua Professora Mara Cabral Barbosa, 235 – Prédio do Ensino Médio  – Jardim Paulistano.

Belo Horizonte: 04 de Agosto Colégio Bernoulli –  Rua Gonçalves Dias, 3 172 – Santo Agostinho.


3 – #ORGULHO ISMART

 

Todos os anos, enquanto os candidatos fazem a Prova Presencial, pais e responsáveis têm a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Ismart em palestras realizadas com a nossa equipe e bolsistas. Raul Passos, hoje cursando Direito na PUC/SP, é um dos alunos que sempre que pode está presente neste momento do processo seletivo. “Esta é a oportunidade de mostrar aos candidatos e aos seus responsáveis que sim, é possível. É possível enfrentar um processo cansativo de provas e entrevistas e, depois, uma larga jornada de estudos e esforços para buscar a realização de um sonho grande”, diz. Raul esteve no Peru recentemente, fazendo um curso na Universidade de Lima, está estagiando escritório Martens & Tognotti Advogados e pretende se formar no final deste ano. Mesmo com a rotina de estágio e reta final da graduação ele ainda quer participar do processo seletivo como voluntário. “São os alunos novos que me inspiram a continuar buscando novas oportunidades e a ser exemplo para outras pessoas, seja dentro ou fora da comunidade ismartana.”


4- ELA DEIXOU SUA MARCA

 

No fim de 2017, antes mesmo do resultado final do processo seletivo ser divulgado, Maria Isabela Pereira, de 13 anos, escreveu uma carta para a professora Sueli Oscar, que a indicou para o Ismart. “Eu agradeci pelo ano, que foi muito bom, agradeci também por ela ter acreditado no meu potencial, que eu mesma não achei que tinha, e por ter me apresentado essa oportunidade incrível que é o Ismart”, conta a menina, hoje bolsista do Projeto Alicerce em Belo Horizonte. “A Maria Isabela é uma aluna muito especial, era muito fácil perceber a facilidade que ela tinha com os estudos. Eu fui só uma intermediária”, afirma, com modéstia, Sueli, que ensina geografia na Escola Municipal Governador Carlos Lacerda.

Mas a verdade é que apesar de o Ismart ser uma novidade, a professora conseguiu aprovar quatro alunos no primeiro processo seletivo de BH: dois para o Alicerce e dois para o Ismart Online. Assim, ela se tornou a primeira educadora a ganhar a Corujinha de Bronze na capital mineira. “Fico muito feliz de ver o desenvolvimento deles, a rotina mudando, a responsabilidade e o interesse pelo estudo crescendo. Sempre falo que o importante é tentar, buscar e agarrar oportunidades para vencer.”

Neste ano, apesar de não dar mais aulas para Maria Isabela, a professora continua sendo uma presença importante no seu dia a dia. “Toda vez que a encontro dou um abraço forte. Hoje mesmo ela puxou a minha orelha porque estava com a mochila muito pesada”, conta a aluna. Para resolver o problema, Sueli propôs que ela deixasse parte do material na sala dos professores, um alívio importante na intensa rotina que Maria Isabela agora tem.


5- PRÁTICA DO EDUCADOR

Como todo processo seletivo, temos que atentar aos alunos que não foram selecionados para a Prova Presencial. Neste momento, é importante conversar e mostrar que há várias outras oportunidades para que ele possa se desenvolver por meio da educação. Pensando nisso, na próxima edição da nossa newsletter, vamos divulgar uma lista de bolsas de estudo e programas com inscrições abertas. Se você sabe de alguma oportunidade na sua cidade, mande para a gente no processoseletivo@ismart.org.br.

Newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre o Ismart.