Skip to main content
BlogInformativo Educadores

Informativo para Educadores – Maio 2018

1- TEMA DO MÊS: Prazo Final para Inscrição

Caro professor,

O prazo para a inscrição dos alunos no processo seletivo o Ismart está chegando ao fim. Todos os candidatos devem preencher o formulário e fazer a prova online até o dia 11 de Junho 2018. Vale lembrar que a inscrição já é a primeira etapa da seleção, uma vez que a prova online precisa, obrigatoriamente, ser realizada. A avaliação conta com 10 questões objetivas de matemática e 10 de português. Converse com seus alunos, marque um dia no laboratório de informática da escola. Sua orientação é fundamental durante todo o processo seletivo.

Boa leitura!

__

2- FIQUE POR DENTRO

Desde o início do ano, alunos do Ismart estão visitando escolas públicas parceiras para divulgar o processo seletivo. Além do encontro com antigos colegas e professores, essa é uma oportunidade de contar a outros estudantes como é a experiência no Ismart, além de tirar as dúvidas que aparecerem. Anna Judyth de Souza, aluna do 2º ano da escola Ph Botafogo, já fez três visitas neste ano, sendo que uma delas foi na sua antiga escola, a Orlando Villas Boas, no centro do Rio de Janeiro. “Foi uma experiência renovadora e maravilhosa. Os alunos ficaram encantados pelo projeto, com vontade de entrar e desfrutar da ótima oportunidade que o Ismart oferece”, conta. Ana Cristina Pereira, diretora da escola, também aprovou a visita. “Tem uma diferença muito grande quando a escola fala e quando o aluno do Ismart fala. É possível sentir um interesse muito maior, há perguntas interessantes e respostas maravilhosas”, afirma. Se você também quer receber a visita do Ismart na sua escola, entre em contato:
Rio de Janeiro – [email protected]
São Paulo – [email protected]
Belo Horizonte – [email protected]

__

3 – #ORGULHO ISMART

No quarto de Larissa de Souza Mattos, de 16 anos, o espaço logo acima do rack é muito importante: é ali que a aluna do Bolsa Talento, que está no 2o. Ano do Colégio pH, no Rio de Janeiro, pendura todas as medalhas que já ganhou em olimpíadas de conhecimento. E, olha, não foram poucas. Só no ano passado, Larissa ganhou medalha de ouro na Olimpíada Canguru de Matemática, bronze na Olimpíada de Química do Rio de Janeiro e prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Em 2018, ela pretende fazer todas essas de novo, além da Olimpíada de História. “As Olimpíadas me abriram um novo caminho. Ao começar a competir, passei a me interessar por coisas além da matéria do dia a dia e isso realmente mudou minha vida”, conta. Por causa de seu ótimo desempenho, Larissa foi convidada para participar de um curso específico para a Olimpíada Brasileira de Química e não pretende parar com os desafios. “É algo que me deixa empolgada. Quando não entendo uma questão de primeira, fico tentando até encontrar a lógica.” Com tanto talento e persistência, Larissa só pode ser #orgulhoismart.

__

4- ELA DEIXOU SUA MARCA

No início de de 2018, a professora Maria das Graças Maia, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Governador Carlos Lacerda, recebeu uma notícia feliz: dois de seus ex-alunos, bolsistas do Ismart, foram aprovados no vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Raoni da Silva entrou em Física Médica e Tadeu Monteiro da Silva Moraes em Ciências Biológicas. “Quando foram aprovados, eles vieram aqui visitar a escola e agradecer. Fiquei muito feliz porque isso mostrou que a educação é um processo de longo prazo. Eles cresceram, amadureceram, se esforçaram muito e conquistaram esses resultados”, diz. Na escola desde 2012, Maria das Graças conta que todos os anos acompanha e incentiva seus alunos a participarem de processos seletivos – não só do Ismart. “Estou há 25 anos no município e sempre tive como objetivo tratar meus alunos e dar oportunidades a eles como daria para meus filhos.” Tanta dedicação acaba criando laços fortes com os estudantes e suas famílias, com quem mantém um contato próximo. “Não tem como não chorar de emoção ao ver o sucesso deles e não se envolver com as famílias deles. O desprestígio da escola pública é imenso, mas isso aqui não é e nunca foi sofrimento. Temos uma equipe comprometida que trabalha junto e tem o mesmo objetivo: oferecer o melhor para os alunos.”