Skip to main content

*Por Brenno Cardoso:

E aí, galera? Tudo certo?
Sou Ismartano no Colégio ETAPA e eu vou falar um pouquinho da minha experiência no Summer Program de Harvard. Irei comentar sobre a estrutura do programa e as primeiras impressões que eu tive nessa atmosfera tão diferente e animadora.

Dentre as diversas opções de cursos disponíveis, eu escolhi Introdução à Escrita Acadêmica (que por sinal não é tão introdutório assim e é bem complicadinho). Acho que foi uma ótima escolha, já que essa é uma área muito importante para mim porque quero trabalhar como pesquisador e professor universitário.

Sobre o programa
Os cursos são bem puxados, pois, apesar de termos uma carga horária de apenas três horas por dia, temos cerca de duas a quatro horas diárias de trabalhos e lições que serão discutidos e comentados no dia seguinte.

Como as turmas têm poucos alunos é possível aprender muito em pouco tempo e estabelecer uma boa relação com os professores – tive a oportunidade de tomar um café com um deles enquanto discutíamos sobre meus trabalhos e sobre a Copa do Mundo.

Mas o programa não se limita apenas ao curso principal. Você tem diversas opções de atividades para escolher: duas de Exploração Acadêmica (minicursos), duas de preparação para a faculdade (organização, mindfulness* e preparação para testes), duas viagens (pura diversão) e um evento social (festas, filmes e show de talentos).

A atividade que mais me marcou foi uma viagem para ver baleias no “Stellwagen Bank Marine Sanctuary”.

Inicialmente, eu acreditei que iríamos a um parque parecido com o Seaworld. Então fui avisado que, na verdade, iríamos em um barco até alto mar. Quando chegamos nas docas, eu finalmente entendi a proporção do evento. Nós fomos até uma região do mar realmente longe da costa, onde só é possível ver água para todos os lados. Consegui tirar lindas fotos e aproveitar muito um momento para relaxar antes de voltar ao trabalho duro. E tudo isso foi dentro de um iate enorme!

Além dessa viagem, também visitei o parque de diversões “Canobie Lake Park”, participei de duas sessões sobre mindfulness e meditação, tive palestras sobre criação de patentes e contusões em esportes e, ainda, participei de uma festa com diversos jogos de tabuleiro e muitas guloseimas.

Dia a dia
A vida na universidade é mais difícil do que parece. Os dois primeiros dias foram um pouco complicados até que eu realmente me adaptasse a essa nova atmosfera. Enquanto meu inglês ainda estava aquecendo, a comunicação foi um pouco difícil, mas, com o tempo, as coisas melhoraram muito.

A comida no Annenberg Hall (o refeitório que parece o de Hogwarts) é bem diferente do que eu estou acostumado a comer no Brasil, mas é muito boa! Além disso, gostei muito da cidade e da população. Diversas vezes precisei de ajuda enquanto tentava entender como as coisas funcionavam por aqui, mas nada que um “Boa tarde! Você poderia me ajudar, por favor? ” não resolvesse. Todas as pessoas estiveram bem-dispostas a me ajudar, assim eu consegui me estabelecer por aqui e já me sinto praticamente em casa!

Resumindo

O Ismart me proporcionou experiências únicas que eu nem sequer imaginava que existiam

Acredito que o mais importante desse texto é mostrar que precisamos acreditar na nossa capacidade e lutar muito para atingir as nossas metas e ajudar outros a fazerem o mesmo. Por isso, é fundamental agradecer a todos que foram muito importantes na minha trajetória até aqui. O Ismart me proporcionou experiências únicas que eu nem sequer imaginava que existiam e os meus pais também sempre me apoiaram muito e sempre se esforçaram para serem pessoas nas quais eu pudesse me inspirar.

Você nunca sabe quais são seus limites, pois eles não existem.

Corra atrás dos seus sonhos e em passos curtos você pode ir longe. Talvez você caia algumas vezes no caminho, mas isso só te torna mais resistente para levantar e correr ainda mais!

*Mindfulness é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente.

Deixar comentário