Skip to main content

Em 2015, durante uma reunião da ONU, foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.
O Ismart já contribui nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente, para o Objetivo 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

Hoje, o Ismart oferece uma possibilidade diferente para o futuro de alunos que, originalmente, estudam em escolas públicas e recebem a oportunidade de vencer as estatísticas e de adquirir conhecimentos sólidos que os levarão para institutos de ensino superior de excelência no Brasil e no mundo. E os nossos bolsistas, Bianca Freire, Amanda Sakaguti e Paulo Victor Vaz também contribuem para o desenvolvimento sustentável.

O Paulo Victor Vaz criou o EcoBento, uma campanha de conscientização que visa reduzir o consumo de copos descartáveis no colégio de São Bento, onde estuda no Rio de Janeiro. A Bianca, por sua vez, criou dois projetos: o ODEG (Oficina de Desconstrução de Estereótipo de Gênero) e o SuperAção. O primeiro tem como objetivo romper com padrões de gênero, com base no programa da ONU Mulheres, mostrando aos alunos diferentes atuações independentemente de ser homem e mulher. Já o segundo – criado com ajuda de Amanda – surgiu de vontade de ajudar o jovem a entrar no Ismart, dando todo o suporte necessário, incluindo aulas de português e matemática, tirar dúvidas sobre o processo seletivo e dar conselhos.

Os alunos inscreveram seus projetos em uma campanha realizada pelo movimento Acredito e Agora, chamada “Meus ODSs” e foram selecionados para participar da reunião do Pacto Global, no escritório da Onu São Paulo. Nessa reunião, discutiram como aplicar e trazer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a realidade brasileira, além de métodos para cobrar as autoridades no pós-eleição.

Confira agora o nosso bate-papo com a Bianca sobre como foi participar desse evento:

ISMART: Como foi a experiência de participar de uma reunião tão importante do Pacto ?
BIANCA: Foi extraordinário estar naquele meio. De início, eu fiquei um pouco assustada, porque além de ser a mais nova da sala, todas as iniciativas eram maiores do que a minha. Porém, conforme o dia foi passando, eu percebi o quão valiosa aquela manhã estava sendo, justamente por ter tanta gente sensacional comigo. Mais do que isso, eu percebi que havia um motivo pelo qual eu estava ali, e que meus projetos são tão válidos quanto quaisquer outros. Conversando com pessoas tão boas, eu concluí que cada trajetória era afetada por algo em específico, e os esforços de cada um eram voltados para isso.

ISMART: Teve algum momento em especial que te marcou no encontro?
BIANCA: Acho que o encerramento foi a parte mais marcante para mim. Todos disseram palavras que resumiriam a manhã e tudo girou em torno de “amor”, “esperança” e “caminho”. Ver a determinação no olhar de todos foi inestimável.

ISMART: E 0 que a Bianca vai levar de aprendizado dessa experiência?
BIANCA: O que mais me tocou, de longe, foi perceber o poder de mudança que emana das pessoas. Esse poder vem dos mais diversos lugares e ambientes e é isso que realmente impacta as pessoas. Em tempos tão críticos para o país, eu fortifiquei o pensamento (já existente) de que o que tem que mudar não são só as autoridades, somos nós também. Principalmente, eu percebi que já há pessoas que estão envolvidas nesse processo e essas pessoas estão fazendo a diferença em seus meios. Mais do que isso, eu percebi que quero ser uma dessas pessoas que vão à luta pelo que acreditam.

🙂