Skip to main content
Universidades Internacionais

Curso de liderança na Universidade de Notre Dame

* Por Gabriel Colin

Olá, pessoal! Me chamo Gabriel Colin, estudo no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, e participei de um curso de verão na Universidade de Notre Dame!

Logo ao chegar ao câmpus, no dia 14 de julho, conheci meu dormitório (dorm), onde “morei” durante as semanas que passei na universidade. Depois conheci as pessoas que também estavam chegando. Algo que vivi nesse dia foi a incrível experiência de lidar com diferentes culturas e ver que elas não são, de forma alguma, uma barreira, mas servem, inclusive, como combustíveis para se relacionar.

Com amigos de China, Índia, Equador e EUA

O principal objetivo do curso que participei – o iLED – é desenvolver jovens para se tornarem líderes, em diferentes áreas. Por isso, as aulas são muito diversas. Além de proporcionarem um aprendizado muito rico, oferecem atividades muito dinâmicas que colocam os estudantes para pensar juntos e resolver situações-problema.

Tive a oportunidade de estudar temas que não havia estudado antes do programa, como Ciência Forense, Engenharia, Ciência da Computação e Arquitetura. De todas as aulas, Liderança de Negócios foi a mais inspiradora e impactante para mim.

Tivemos também diversos momentos de diversão: viagem para Chicago, uma olimpíada entre os países representados no programa, aulas de dança, color run, aulas de teatro com professores do Festival Shakespeare, viagem para Warren Dunes, show de talentos, e outras atividades.

Além de tudo isso, todos os dias havia seminários sobre liderança, sempre com um tema diferente: liderança feminina, os desafios de ser um jovem líder, o que caracteriza um bom líder, etc. Também houve debates e, por fim, uma apresentação final.

Embora a parte acadêmica tenha sido incrível, o que mais me chamou a atenção foi a intensidade da experiência como um todo. Mesmo que tenha me relacionado com as pessoas que conheci no programa por apenas duas semanas, o sentimento era de que nos conhecíamos havia bastante tempo. Também saí admirado e com um sentimento carinhoso para com Notre Dame, uma universidade com valores muito importantes para desenvolver preocupação social, fazendo com que seus estudantes tenham como objetivo melhorar o mundo, o que me motivou demais a fazer parte dessa transformação.

Essa experiência foi inesquecível. Expandiu meus horizontes, me fazendo conhecer pessoas e culturas diferentes; me tirou da zona de conforto; e me ajudou a esclarecer e fortificar o que quero para minha vida: impactar o mundo.

Deixar comentário