Skip to main content

Depois de mais um ano de estudos, provas e, para alguns, vestibular, chegaram as merecidas férias escolares. É o momento de relaxar, explorar novas brincadeiras para fazer com os amigos e ter muita diversão.

Já passamos muito tempo conectados a aparelhos eletrônicos, seja para estudar ou em atividades de lazer, como assistir à TV e acompanhar as redes sociais. Então, que tal esquecer as telas e reunir a galera para uma tarde cheia de jogos entre amigos?

Benefícios das brincadeiras analógicas em grupo

As brincadeiras analógicas são aquelas que não precisam de um meio digital para existir. Ou seja, não estamos falando de jogos de videogame ou computador nem de aplicativos de celular. Sua grande vantagem é nos fazer interagir com o mundo real, sem depender excessivamente de tecnologias.

Quando pensamos em atividades para duplas ou grupos, como os jogos de adivinhação, tabuleiro ou cartas, os benefícios aumentam. Eles estimulam o raciocínio lógico ao mesmo tempo que promovem a comunicação e a interação social. 

Nos tempos atuais, esses hábitos são bem preciosos após um período conturbado de isolamento social. Além disso, o entretenimento coletivo ajuda a combater o estresse, a depressão e a ansiedade.

O Ismart preparou algumas ideias de brincadeiras para fazer com os amigos para você aproveitar esses benefícios dos jogos analógicos e ainda ter muita diversão nas férias escolares. Confira!

LEIA TAMBÉM: As vantagens do Processo Seletivo Ismart 

Opções analógicas de brincadeiras para fazer com os amigos

1. Mímica

Para brincar de mímica, criatividade e os gestos do corpo já são o suficiente. E não vale usar a voz, por isso, capriche na expressão facial!

A brincadeira geralmente gira em torno de um tema, como nomes de filmes, animais ou personagens. Cada participante escreve a sua proposta em um papel e, por meio de sorteio, retira outra proposta dada pelo colega para realizar a mímica. Ganha mais pontos quem adivinhar mais.

Em turmas maiores, a atividade também pode ser dividida entre dois times que sugerem as mímicas ao outro. Os membros de cada time as realizam entre si, saindo vencedor o time que acertar o maior número de mímicas do seu próprio grupo,

2. Adivinhação do desenho

As regras são as mesmas da mímica, mas, em vez dos gestos corporais e expressões faciais, o jogador faz um desenho do que lhe foi sugerido, a fim dos outros participantes ou membros do seu time adivinharem a sugestão. E não pode escrever dicas para ajudar seu grupo, hein?

Seja por mímica ou por desenho, as duas brincadeiras estimulam a criatividade e a capacidade motora.

3. Stop livre

Uma das brincadeiras para fazer com os amigos mais queridas, o stop pode ser jogado sem nenhum acessório ou com auxílio de papel e caneta. Ambas as formas são excelentes para a memória e garantem boas risadas.

Na primeira versão, um único tema (como título de filme) é definido e uma letra do alfabeto é sorteada, tradicionalmente contando-se os dedos mostrados pelos participantes (por exemplo, cinco dedos equivalem à letra E, já que ela é a quinta do alfabeto). Elas falam os nomes de filmes iniciados por E um por vez, até não se lembrarem mais de nenhum e sortearem outra letra.

4. Stop com papel e caneta

Nesta outra versão de stop, os participantes criam uma tabela com diversas categorias, sendo as mais populares nome, objeto, animal, cor, fruta, automóvel, CEP (cidade, estado ou país) e profissão.

Ao sortear uma letra (também mostrando os dedos), os jogadores preenchem as categorias da tabela com palavras iniciadas por esta letra. Quem concluir a rodada primeiro, grita “stop” e os pontos são contabilizados (5 pontos por palavra repetida entre os participantes e 10 para palavras que apenas uma pessoa usou). Inicia-se outra rodada com outra letra.

5. Jogo do dicionário

Como o nome já diz, essa brincadeira só precisa de um dicionário. Um participante abre uma página aleatória e seleciona um verbete para questionar aos outros o seu significado.

Eles devem escrever os supostos significados no papel e quem se aproximar mais da definição do dicionário vence a rodada. Se ninguém acertar, o vencedor é o participante que escolheu o verbete.

6. Baralho

Não se trata de apenas um jogo, mas de diversos jogos que se adequam à faixa etária dos jogadores. Os pequenos podem brincar de rouba-monte e mau-mau, enquanto os mais velhos se divertem com cacheta, tranca e outros jogos do tipo.

Não importa a idade, os jogos com baralho melhoram a capacidade de calcular e entender as probabilidades, além de oferecer entretenimento para diferentes números de participantes, de duplas a grupos maiores.

Agora, deixe o celular de lado e coloque em prática essas brincadeiras para fazer com os amigos! Ou melhor, pode usar o celular para convidar a galera, mas depois aproveite desconectado esses jogos entre amigos e seus momentos com eles.

Dica extra do Ismart

Nosso Processo Seletivo está com as inscrições abertas. Podem concorrer a bolsas de estudo  alunos do 7º ou 9º ano do ensino fundamental, que residam nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Cotia (SP) ou Sorocaba (SP). A inscrição para qualquer um dos três programas (Alicerce, Bolsa Talento ou Ismart Online), pode ser feita gratuitamente pelo site

Deixar comentário