Blog

Embaixador do Ismart: Renato Aguiar

28/06/19

Professor Renato Aguiar – Escola Municipal República do Peru

Que os bons exemplos têm efeito multiplicador, nós não temos dúvidas! E foi essa crença que norteou o início do relacionamento do professor Renato Aguiar com o Ismart, lá em 2014.

O professor que dá aulas na Escola Municipal República do Peru, desde 2011, conheceu o Ismart através da mudança do posicionamento e das atitudes de uma bolsista Ismart e ex-aluna da escola.

“Fiquei muito impressionado com a mudança de postura. Ela era uma aluna muito tímida e já no primeiro ano como bolsista, estava bem mais comunicativa, a ponto de entrar nas turmas e fazer a divulgação dos projetos do Ismart. No decorrer do ano, observando a transformação que o Ismart proporcionava na vida da aluna, fiquei bem entusiasmado e visitei o site do Ismart para conhecer melhor o Instituto”

A ideia de identificar os jovens talentos da rede pública de ensino e poder auxiliar, ainda mais, na transformação de vidas através da educação, despertou no professor, a motivação de divulgar o processo seletivo para alunos e professores e produzir materiais para preparação dos candidatos.

Por todo o empenho e engajamento de anos na indicação de alunos para o processo seletivo, o professor foi homenageado no 12° Encontro de Educadores da Rede Pública, no Rio de Janeiro, com uma corujinha de ouro e o título de embaixador Ismart. Essa é maior honraria que um professor pode receber no Instituto e o símbolo de reconhecimento e gratidão pela parceria. (Veja as fotos do evento aqui).

Perfil Ismart

“Costumo indicar os alunos que além do potencial, buscam melhorar e ampliar os conhecimentos”. Para Renato, é importante que os alunos indicados realizem atividades em grupo e sejam solidários, ajudando aos demais alunos com dificuldade em determinados conteúdos.

Os alunos que não foram indicados pelo professor também são estimulados a participar do processo seletivo Ismart. Desse modo, Renato diz que não deixa para trás nenhum aluno talentoso, com potencial e que não foi observado.

+ CONHEÇA O PROGRAMA ‘DEIXE SUA MARCA’

+ LEIA O PERFIL DA EMBAIXADORA CÉLIA SEVILHA

+ LEIA O PERFIL DA EMBAIXADORA ROSÁLIA OLIVEIRA

+ LEIA O PERFIL DA EMBAIXADORA ANDREIA TULON

+ LEIA O PERFIL DO EMBAIXADOR LUIS CARLOS GOMES

+ LEIA O PERFIL DA EMBAIXADORA ROSANE FERRIRA

Rotina

Para preparação dos alunos indicados, Renato passa vídeos motivacionais, disponibiliza o material de estudo no início do ano e realiza vários simulados. Segundo ele, o objetivo é que os alunos estejam preparados, não só acadêmica, mas psicologicamente, para realizar as etapas da prova online e presencial.

“Durante a divulgação também passo o endereço do site e peço para que cada aluno acesse junto com o responsável e faça um resumo da estrutura, dos projetos que o Ismart tem a oferecer e da trajetória do bolsista que eles mais se identificaram.”

Depois das duas primeiras etapas – Prova Online e Prova Presencial – o professor realiza simulações das próximas fases com a ajuda de professores e bolsistas Ismart. O objetivo de todas essas ações é que os candidatos cheguem preparados e menos ansiosos nas etapas finais.

Vale destacar que na divulgação do processo seletivo, o professor conta com um time de peso. ” A direção, coordenação, funcionários e professores da escola são fundamentais para o sucesso e credibilidade do processo.”, ressalta Renato.

Renato Aguiar, educadores e bolsistas Ismart no 12º Encontro com Educadores da Rede Pública 2019, no Rio de Janeiro.

 

Newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre o Ismart.